Geral

França diz que povo austríaco fez escolha pela Europa e por abertura

Redação Folha Vitória

Paris - O presidente da França, François Hollande, parabenizou neste domingo o candidato que venceu a eleição presidencial na Áustria, Alexander Van der Bellen, que é de centro-esquerda e derrotou um populista de extrema-direita, Norbert Hofer.

Durante a campanha, Van der Bellen se mostrou favorável à União Europeia, em meio a um debate global sobre imigração e protecionismo. "O povo austríaco fez uma escolha pela Europa e pela abertura", disse Hollande. Ele parabenizou o candidato vitorioso pelo resultado "claro e inconteste".

A eleição de hoje na Áustria foi uma repetição de pleito ocorrido em maio, cujo resultado foi invalidado após problemas nos votos pelo correio. Os problemas, no entanto, não afetaram o resultado, que mostrou vitória de Van der Bellen por uma pequena vantagem de 31 mil votos, e nem implicavam em manipulações.

Hofer, o candidato derrotado, disse que o resultado final é "muito doloroso", mas afirmou que o eleitor "está sempre certo em uma democracia".

A França de Hollande deverá enfrentar em cinco meses outro grande teste das forças populistas da Europa, uma vez que a líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, deverá montar uma campanha contrária à imigração e à União Europeia. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda