• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Notícia de que Terra terá dias de escuridão em dezembro gera polêmica nas redes sociais

Geral

Notícia de que Terra terá dias de escuridão em dezembro gera polêmica nas redes sociais

O site que publicou a versão em português em 2016 foi apontado pelo Google como um site com risco de vírus. Então não há com o que se preocupar

A notícia de que a Terra terá dias de escuridão é falsa Foto: EBC

Uma notícia que está circulando pela internet dizendo que a agência espacial norte-americana (Nasa) confirmou que a Terra terá seis dias de escuridão no mês de dezembro é falsa. 

O print está circulando nas redes Foto: Reprodução/ WhatsApp

De acordo com o texto reproduzido por vários sites e compartilhado recentemente nas redes sociais e no WhatsApp, a NASA teria confirmado que a Terra passará por 6 dias de escuridão entre os dias 16 a 22 de Dezembro. "O mundo continuará a existir durante esses dias, sem luz solar, devido a uma tempestade, que fará com que poeira e detritos espaciais tornem-se abundantes ao ponto de bloquearem 90% da luz solar". 

O texto diz que o chefe da NASA, Charles Bolden, fez o anúncio mas no site oficial da Nasa não há informações sobre o fato que está gerando dúvidas.

Apesar de o texto apontar que a Terra não terá grandes consequências, muitas pessoas prestaram relacionaram ao trecho da Bíblia que fala de dias de escuridão. 

No ano de 2014, o site Boatos desmentiu a história. Na época, a notícia surgiu no site Huzlers. Trata-se de uma página em inglês de notícias falsas, sendo que o boato teria sido publicado por esse site ainda em 2012.

Há outro detalhe: o site que publicou a versão em português de 2016 da história foi apontado pelo Google como um site com risco de vírus.