Geral

Novo golpe no WhatsApp promete 'visualizador de conversa' de contatos

Com a promessa de obter recursos extras ao aplicativo, os usuários estão sendo vítimas de golpistas que podem realizar débitos ou baixar aplicativos que roubam dados

O recurso falso é propagado por meio de links maliciosos que oferecem um serviço que mostra com quem os seus contatos conversam Foto: Reprodução/ESET

Um novo golpe está pegando os usuários do WhatsApp de surpresa. Com a promessa de obter recursos extras ao aplicativo, os usuários estão sendo vítimas de golpistas que podem realizar débitos ou baixar aplicativos que roubam dados.

De acordo com a empresa de segurança ESET, os criminosos atraem as vítimas com a promessa de que eles poderão visualizar as conversas de seus contatos por meio de uma opção chamada "Visualizador de conversas para o WhatsApp".

O recurso pede ao usuário que se inscreva em serviços de mensagens móveis, que na verdade são falsos e podem comprometer dados pessoais das vítimas. O recurso falso é propagado por meio de links maliciosos que oferecem um serviço que mostra com quem os seus contatos conversam.

Quando a vítima clica na propaganda, ela é levada para uma página de inscrição que pede o número do seu celular para que a função seja permitida. Logo em seguida, é conduzido para outra plataforma que pede para que se inscreva em um serviço de SMS pagos. Conforme as informações da ESET, o golpe atingiu 1,5 milhão de pessoas no mundo. O Brasil é o país mais afetado.

As informações são do O Povo Online.

Pontos moeda