Geral

Número de mortos em ataque com caminhão em Berlim sobe para 12, diz polícia

Redação Folha Vitória

São Paulo - A polícia de Berlim afirmou hoje que o número de pessoas mortas no ataque com caminhão em um mercado de natal na capital alemã subiu para 12 e que outras 50 pessoas ficaram feridas. Ainda não há informações sobre se se trata de um ataque terrorista semelhante ao que aconteceu em Nice (França) há um ano e meio.

Nesta segunda-feira, a polícia alemã pediu que a população permaneça em casa, após um caminhão de forma "deliberada" invadir um mercado de Natal em Berlim, à oeste da Alemanha, o Breitscheidplatz.

Os mercados de Natal são uma tradição em toda a Europa e atraem milhares de turistas todos os anos em vários países. Em Londres, há mais de 20 grandes eventos desse tipo espalhados por toda a cidade.

Assim como ocorreu em Nice, na França, há pouco mais de um ano, um caminhão invadiu um local lotado, atropelando pessoas e barracas.

Entres os mortos estava um passageiro do caminhão, que faleceu enquanto era atendido por paramédicos, segundo o porta-voz da polícia de Berlim, Winfried Wenzel. A polícia disse mais tarde que o homem era polonês, mas não deu detalhes sobre quem ele era ou o que aconteceu a ele.

Um suspeito de ser o condutor do ataque foi levado para cerca de dois quilômetros de distância do local do incidente e foi interrogado, de acordo com Wenzel. O caminhão foi registrado na Polônia e a polícia disse que acredita que ele pode ter roubado o caminhão de uma construção nas comunidades.

O proprietário polonês do caminhão disse que temia que o veículo, que estava sendo conduzido por seu primo, talvez pudesse ter sido sequestrado. Ariel Zurawski disse que a última vez que falou com o motorista foi por volta da tarde desta segunda-feira, e ele teria dito que estava em Berlim e que deveria descarregar o caminhão na manhã desta terça-feira. "Eles devem ter feito alguma coisa com o meu motorista", disse o polonês à TVN24. (Matheus Maderal, com informações da Dow Jones Newswires e da Associated Press - [email protected])

Pontos moeda