Geral

Chile: apoiadores de Piñera vão às ruas comemorar vitória de presidente eleito

Redação Folha Vitória

Santiago - Os apoiadores do presidente eleito Sebastian Piñera foram às ruas, neste domingo (17), para celebrar a vitória do bilionário, que venceu com margem folgada a disputa presidencial contra Alejandro Guillier. Segundo órgãos oficiais, com praticamente 100% das urnas apuradas, Piñera tinha 54,6% dos votos e Guillier, 45,4%.

Nas ruas, muitos apoiadores de Piñera carregam bandeiras comemorando a vitória do bilionário que esteve à frente do governo do Chile entre 2010 e 2014.

Seu rival, Guillier, aceitou a derrota e entrou em contato com Piñera para parabenizá-lo. Guillier recebeu apoio do atual presidente Michelle Bachelet.

Há menos de um mês, a vitória de Sebastián Piñera na eleição presidencial do Chile parecia certa. Entretanto, após o resultado do segundo turno, as equipes dos candidatos começaram a ficar preocupadas com os altos índices de abstenção nas urnas.

No segundo turno, Piñera teve 36% dos votos, abaixo da vantagem apontada pelas pesquisas, contra 22% para o seu rival. A abstenção chegou a 46%. Desde que o voto deixou de ser obrigatório no país, em 2012, o índice de abstenção só aumenta. No primeiro turno, foi recorde: dos 14 milhões de chilenos habilitados a votar, apenas 6,7 milhões compareceram às urnas.

Durante seu primeiro governo, Piñera enfrentou vários protestos diante da desigualdade do Chile e das demandas da população por reformas na educação. Ele deixou o cargo, em 2014, com baixos índices de popularidade. Mas, ao mesmo tempo, Piñera liderou o país em um momento de forte crescimento econômico.

Entre suas propostas de campanha, estão cortes de impostos para empresários, além do investimento de US$ 14 bilhões em quatro anos para melhorar a infraestrutura chilena.

Pontos moeda