Geral

Defesa Civil emite alerta de inundação, deslizamento e rolamento de blocos no ES

A Região Sudeste do Brasil terá mais chuva neste domingo (3), com a persistência e a formação de novas áreas de instabilidade, de acordo com o instituto Climatempo

Ruas alagadas em Vitória nesta semana

A chuva continua em todo o Espírito Santo neste sábado (2), e a Defesa Civil emitiu, nesta manhã, alertas de possíveis inundações, deslizamento e rolamento de blocos em municípios do Estado.

De acordo com informações do órgão há riscos para Vila Velha, Vitória, Serra, Afonso Cláudio, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Itarana e Castelo.

Segundo a Defesa Civil, Santa Maria de Jetibá foi o município com o maior acumulado de chuva, com um total de 113,73 milímetros. Em seguida aparece Afonso Cláudio e Vitória, com 111,38 e 110,31 milímetros.

Levantamento da Defesa Civil

A Defesa Civil registrou a queda de muro sobre uma casa no bairro Nova Carapina I, na Serra. Não houve vítimas.

Na região de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foram registradas quatro casas em risco nos bairros Gilson Carone, Vila Rica e Baiminas. Além disso, foram registrados quatro desabamentos de muro nos bairros Gilson Carone, Otton Marins, Amaral e Nossa Senhora da Penha. O órgão informou também que três casas ficaram alagadas, sendo duas no bairro Zumbi e uma no bairro Bom Pastor. Houve o registro de quatro pistas danificadas e dois deslizamentos.

Em Muniz Freire, no Sul do estado, foi registrado quatro famílias desalojadas e três desabrigadas. No município de Iconha, duas famílias foram retiradas de casa devido ao risco de rolamento de pedras, e encaminhadas para um abrigo. Uma casa foi interditada no bairro Barra do Itapemirim por causa de infiltrações. Foi registrada uma família desalojada. Em Fundão, também há uma família desabrigada por conta dos telhados da casa que começaram a ceder com goteiras.

No município de Viana teve queda de muro de uma casa sobre a proprietária, em Nova Bethânia. Em Cariacica, um muro também caiu. Em Domingos Martins, pedras rolaram na BR-262, após a ponte da Macumba, no sentido Belo Horizonte.

Por volta de 11 horas, a Defesa Civil informou que equipes municipais estão em campo. Os pluviômetros da Capital registraram um acumulado de 182mm em 24h e 246mm em 4 dias. Diante deste cenário, foi emitido um alerta para risco de deslizamento e rolamento de blocos para toda a cidade. O órgão informou que todas as secretarias que tem interface com o Plano de Contingência estão operando em regime de Plantão 24h.

Ocorrências em Vitória

--> Bairro Piedade - escorregamento de talude de pequeno porte;

--> Bairro Moscoso - deslizamento em encosta de médio porte;

--> Bairro Conquista - rolamento de blocos rochosos.

--> Vítimas: 0

--> Desabrigados: 0

--> Desalojados: 01 família (ocorrência 3) Atendimento da Defesa Civil Municipal!

Fonte: Plantão da Defesa Civil!

Matéria atualizada 11h13!

Pontos moeda