Geral

Eleitores dos EUA querem democratas no controle do Senado em 2018, diz pesquisa

Redação Folha Vitória

Nova York - A maioria dos eleitores dos Estados Unidos querem que o Partido Democrata controle o Congresso após as eleições de meio de mandato em 2018, apontou pesquisa do Wall Street Journal/NBC News, divulgada neste domingo, o que deve causar preocupação para o Partido Republicano, que já luta para aprovar reformas na Casa.

Questionados sobre qual partido preferem com maioria no Congresso em 2018, 50% dos eleitores apontaram para os democratas, enquanto 39% optaram pelos republicanos. A diferença de 11 pontos é maior do que a vista em igual pesquisa de outubro, quando os democratas lideravam com 7 pontos. Além disso, é a primeira vez desde 2008 que os democratas obtém uma vantagem de dois dígitos ante os republicanos.

Ao mesmo tempo, a taxa de aprovação do presidente dos EUA, Donald Trump, subiu três pontos porcentuais na pesquisa de dezembro ante a de outubro, para 41%. Cerca de 56% se mostraram insatisfeitos com o presidente.

Os democratas precisam conseguir 24 assentos na Câmara dos Representantes para ter a maioria. No Senado, eles necessitam de mais dois assentos, após o senador do Alabama, Doug Jones, ter sido eleito na semana passada.

A pesquisa entrevistou 900 adultos, incluindo 736 eleitores registrados, e foi realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro. A margem de erro é de 3,27 pontos porcentuais, para mais ou para menos entre todos os adultos e 3,61% entre os eleitores registrados. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda