Eleitores dos EUA querem democratas no controle do Senado em 2018, diz pesquisa

Geral

Eleitores dos EUA querem democratas no controle do Senado em 2018, diz pesquisa

Redação Folha Vitória

Nova York - A maioria dos eleitores dos Estados Unidos querem que o Partido Democrata controle o Congresso após as eleições de meio de mandato em 2018, apontou pesquisa do Wall Street Journal/NBC News, divulgada neste domingo, o que deve causar preocupação para o Partido Republicano, que já luta para aprovar reformas na Casa.

Questionados sobre qual partido preferem com maioria no Congresso em 2018, 50% dos eleitores apontaram para os democratas, enquanto 39% optaram pelos republicanos. A diferença de 11 pontos é maior do que a vista em igual pesquisa de outubro, quando os democratas lideravam com 7 pontos. Além disso, é a primeira vez desde 2008 que os democratas obtém uma vantagem de dois dígitos ante os republicanos.

Ao mesmo tempo, a taxa de aprovação do presidente dos EUA, Donald Trump, subiu três pontos porcentuais na pesquisa de dezembro ante a de outubro, para 41%. Cerca de 56% se mostraram insatisfeitos com o presidente.

Os democratas precisam conseguir 24 assentos na Câmara dos Representantes para ter a maioria. No Senado, eles necessitam de mais dois assentos, após o senador do Alabama, Doug Jones, ter sido eleito na semana passada.

A pesquisa entrevistou 900 adultos, incluindo 736 eleitores registrados, e foi realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro. A margem de erro é de 3,27 pontos porcentuais, para mais ou para menos entre todos os adultos e 3,61% entre os eleitores registrados. Fonte: Dow Jones Newswires.