Geral

Moradores de rua ajudam a plantar horta na Serra

Segundo os organizadores do projeto, a ideia é ofertar os alimentos fresquinhos e orgânicos para a comunidade

Diversas hortaliças estão sendo cultivadas na horta Crédito: Jansen Lube/Secom-PMS

Pessoas em situação de rua e moradores do bairro se uniram por meio do projeto Quero Trabalhar. Juntos eles plantaram e estão cuidando de uma horta comunitária.

O plantio começou em setembro e as hortaliças já começaram a render os frutos. No terreno há temperos como cebolinha, salsinha, manjericão, alecrim e coentro; folhas como alface e couve e ainda outros vegetais como jiló, berinjela e quiabo.

A horta também oferece plantas medicinais como macaé, boldo e ornamentais como flor-de-graxa, espada de são Jorge, girassol, dentre outras. 

A coordenadora do Centro Pop, Janine Ramos, informa que 26 pessoas em situação de rua estão trabalhando no projeto, que envolve capina do terreno, plantio e manutenção da horta. “Essas pessoas sofrem com o preconceito. A maioria só quer uma oportunidade de trabalho para mudar a situação em que se encontram. O projeto dá visibilidade para a comunidade, mostrando que merecem uma nova chance”, comenta Janine.

O projeto é uma parceria da Prefeitura da Serra, por meio do Centro Pop e Secretaria de Meio Ambiente, Pastoral do Povo de Rua e Associação de Moradores de São Diogo.

Centro Pop

Oferece acolhida, acompanhamento especializado com elaboração do plano de acompanhamento, orientação e atendimentos em grupo, oficinas e atividades coletivas de convívio e socialização. No local, as pessoas em situação de rua podem fazer refeições e higiene pessoal. Os serviço são para atender as necessidades imediatas e também ajudar na superação desta situação.

Serviço:

Lançamento Projeto Quero Trabalhar

Dia: 16 de dezembro – sábado

Horário: 9 horas

Local: Rua Casemiro de Abreu, São Diogo I. Referência: ao lado da Igreja Católica

Pontos moeda