Presidente do Conselho Europeu tenta destravar impasse sobre Brexit

Geral

Presidente do Conselho Europeu tenta destravar impasse sobre Brexit

Redação Folha Vitória

Londres - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deve se encontrar com o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, para tentar fazer com que as conversas sobre a fronteira irlandesa andem no âmbito das negociações da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Depois que o Reino Unido deixar o bloco em 2019, a fronteira atualmente invisível de 500 quilômetros entre a Irlanda e a Irlanda do Norte será a única fronteira terrestre dos britânicos com um país da UE. O Reino Unido disse que deseja manter um fluxo de pessoas e bens sem fricção, mas o governo irlandês questiona como isso pode funcionar se os britânicos estiverem fora da união aduaneira do bloco.

A Irlanda afirma que, se o Reino União não fornecer detalhes, a UE não irá concordar em começar a discutir futuras relações e comércio. O ministro de Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney, disse nesta sexta-feira que a Irlanda é "excepcionalmente exposta e vulnerável às consequências do Brexit". Fonte: Associated Press.