Geral

TV Vitória é finalista no Prêmio da Associação dos Defensores Públicos do ES

As reportagens que concorrem ao prêmio relataram a atual situação da Defensoria no Espírito Santo.

Mais uma vez, o jornalismo da Rede Vitória mostra que é sinônimo de excelência e credibilidade. Desta vez, a TV Vitória é finalista na terceira edição do Prêmio da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo de Jornalismo (Adepes). O resultado dos indicados à final foi divulgado nesta terça-feira (05). 

As reportagens que concorrem ao prêmio foram exibidas no Jornal da TV Vitória, nos dias 09 e 10 de agosto deste ano, e relataram a atual situação da Defensoria Pública no Espírito Santo. 

Participaram da produção das reportagens especiais a repórter Ana Carolina Monteiro; o cinegrafista Edmilson Leal; o editor de imagens Anderson Rocha; o subchefe de pauta na época, André Vinícius; e o chefe de redação Thiago Bruniera. 

Para a repórter Ana Carolina, a série de reportagens enfatizou a importância da Defensoria para a população mais carente do Estado. "Falar de um assunto tão importante, como o direito irrestrito à Justiça e os gargalos que envolvem o tema aqui no Espírito Santo, foi muito gratificante. Principalmente por que envolve o interesse de grande parte da população. São pessoas que contam com o serviço gratuito, para não ficarem sem defesa. E diante do grave momento de crise econômica porque passa o país e os reflexos dela, o serviço, se faz cada vez mais importante, fundamental. Ser finalista de um prêmio sobre essa temática, é entre tantas outras coisas, uma oportunidade de abordar e promover o questionamento sobre o que pode e deve ser feito para melhorar uma realidade bastante delicada."

O subchefe de pauta da TV Vitória na época da produção das reportagens, André Vinicius, ressaltou os bastidores da produção. "Foram seis meses de pesquisas, levantamento de informações, longos debates com toda a equipe sobre a condução da reportagem. Analisamos mais de 200 processos que tramitam ou tramitaram no Tribunal de Justiça do Espírito Santo nos últimos anos. A indicação ao prêmio vem a coroar todo o esforço de um trabalho em equipe. Uma defensoria pública enfraquecida deixa a população que mais precisa dela à mercê", disse André Vinicius.  

As duas reportagens mostraram como é o trabalho dos defensores, as dificuldades do acesso à Justiça nas Comarcas do interior do Estado e na Grande Vitória.

A primeira das reportagens mostrou que mais da metade dos municípios do Espírito Santo não são atendidos por defensores públicos. Além disso, das 69 comarcas existentes no Estado, 46 não possuem defensores à disposição. Os números foram divulgados pela Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes). A associação alega que a instituição está cada vez mais sucateada, falta dinheiro, estrutura e mão de obra.

Em outra reportagem da série, o assunto abordado foi o decreto do Governo Estadual, de 2011, que regulamentou a atuação dos advogados dativos, grupo de profissionais que surgiu para suprir a carência de defensores públicos nas comarcas do Estado. A matéria também mostrou que onde não existe um defensor e alguém precise de defesa, um advogado dativo é nomeado aleatoriamente por um juiz.

O tema do prêmio, neste ano, é “Defensoria Pública na Proteção das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade” e a proposta é valorizar o profissional de imprensa e o seu compromisso de levar à população conhecimento acerca dos seus direitos. As categorias concorrentes são o Jornalismo Impresso, de jornal ou revista, e Jornalismo Multimídia, que contempla o telejornalismo, o radiojornalismo e o webjornalismo. A entrega da premiação acontece na próxima quinta-feira (07).

Prêmio Cooperativista

Na última sexta-feira (01), o jornal online Folha Vitória venceu o Prêmio de Jornalismo Cooperativista, na categoria Webjornalismo, pelo júri técnico do concurso. A reportagem vencedora foi "Pequenos agricultores de Cariacica se unem para alavancar produção e vendas de produtos orgânicos", produzida pelos repórteres Denys Lobo e Wing Costa.

Pontos moeda