Geral

Vazamento de grandes proporções de minério de ferro da Vale atinge o mar

De acordo com o IEMA, não é possível, ainda, mensurar a quantidade de rejeitos que já atingiu o mar.

Ainda não ha informação sobre a quantidade de rejeitos que foi lançada no mar

Um vazamento de grandes proporções de efluentes de minério de ferro atinge o mar na altura de praia mole, na tarde desta sexta-feira (01). Os rejeitos são mineradora Vale, que possui um complexo na região. O Instituto de Meio Ambiente do Espírito Santo foi acionado pela própria empresa e enviou um equipe para o local.

Confira a galeria de imagens

Segundo a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, os rejeitos da mineradora estão sendo lançados ao mar sem tratamento e a situação pode ser agravada por conta da chuva. "Estamos com uma equipe no local para avaliar os danos, mas já consideramos um desastre ambiental. A composição dos efluentes que vazaram é similar a que estava presente na barragem que rompeu em Mariana (MG), como minério de ferro, calcário, bentonita, entre outros", informou.

Preocupação do Iema é que a situação se agrave com o aumento do volume de chuva

A diretora do Iema também informou que, até o momento, os técnicos trabalham com a possibilidade de que uma falha na dimensão da estrutura teria ocasionado o vazamento. "Nossos técnicos estão verificando também a possibilidade de danos ambientais graves, com grande mortandade da vida marinha na região", explicou Andreia.

Ainda de acordo com Andreia, não há a dimensão da quantidade de rejeitos que já atingiu o mar. "Nós vamos finalizar o relatório e autuar a empresa, que terá que providenciar os laudos de impacto imediatamente. Após esse processo, tomaremos todas as medidas cabíveis.

Outro lado

A Vale informou que, em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, houve lançamento de efluente da Estação de Tratamento próxima ao terminal de Praia Mole, Vitória. Segundo a empresa, o procedimento é previsto junto aos órgãos ambientais em situações de chuva extrema e o material é inerte, e já havia passado pelo sistema de tratamento, sendo lançado por um ponto licenciado pelo órgão ambiental e monitorado constantemente pela Vale.

A Vale disse ainda que comunicou o ocorrido imediatamente ao órgão ambiental e já realizou a coleta do material para análise físico-química. O relatório será encaminhado ao Iema, conforme prevê o procedimento.

Por fim, a Vale informou que adotou todos os procedimentos de controle previstos e que todos os equipamentos do sistema de drenagem estão funcionando normalmente de acordo com o projeto aprovado.

Pontos moeda