Geral

Viabilidade de projeto para aumentar segurança na Terceira Ponte será revelado em fevereiro

Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) confirmou que até o dia 20 de fevereiro vai apresentar a viabilidade técnica do plano que visa reduzir número de suicídios na via

Ficou para o fim de fevereiro o prazo final para que a Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) divulgue o posicionamento técnico sobre o projeto de instalação de dispositivos de segurança na Terceira Ponte.

A agência informou que até o dia 20 de fevereiro vai apresentar a viabilidade técnica do plano para implantar cabos de aço sustentados por estruturas verticais inclinadas na ponte, com o objetivo de reduzir o número de suicídios no local. A proposta foi apresentada pela Rodosol ao órgão no início de outubro.

De acordo com a ARSP, o prazo é necessário para que sejam analisados tanto os aspectos técnicos de engenharia como os requisitos orçamentários.

“Essa proposta foi adotada em outras pontes, como a Millennium Bridge, em Londres, e possui como vantagem um menor custo de fabricação e manutenção, permite facilidade de acesso para manutenção da estrutura da Terceira Ponte, menor área de atrito causada pela incidência de ventos e mantém o cone de visibilidade para a população”, explicou o diretor geral da ARSP, Julio Castiglioni.

A ponte

Construída entre 1978 e 1989, a ponte Darcy Castello Mendonça possui hoje quatro faixas de tráfego (com 3,50 metros de largura, além das folgas, totalizando largura total de 18 metros).

No início de agosto, a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa ouviu o engenheiro civil Luiz Carlos Menezes, que foi apresentar um estudo para tratar da mudança do trânsito no local. Segundo ele, é possível aumentar o número de faixas na via, de duas para três de cada lado.

Pontos moeda