Geral

Oposição italiana adverte sobre custos futuros do orçamento de 2019

Os partidos de oposição da Itália estão alertando os italianos de que eventualmente eles irão pagar pelo orçamento de 2019 do governo populista. O plano de gastos recebeu aprovação legislativa final neste domingo, um dia depois do governo do primeiro-ministro Giuseppe Conte ganhar o voto de confiança ligado ao projeto orçamentário na Câmara dos Deputados. A proposta foi aprovada pelo Senado italiano no domingo passado, dia 23.

O plano inclui financiamento para duas dispendiosas promessas de campanha de parceiros do governo de coalizão italiano, o Movimento 5 Estrelas (M5S) e a Liga: uma renda básica para quem procura emprego e uma reversão de reformas impopulares sobre o pagamento de pensões.

A líder da extrema-direita, Georgia Meloni, dos Irmãos da Itália, chamou o

orçamento de "fumaça nos olhos" dos eleitores, antes das eleições para o Parlamento Europeu no próximo ano. Meloni disse que a generosidade do governo em 2019 poderia levar a maiores impostos sobre vendas nos três anos seguintes para gerar receita.

O governo italiano reduziu seu plano orçamentário original para atender às objeções da União Europeia e vinculou o apoio ao orçamento a um voto de confiança para assegurar a passagem rápida do pacote de despesas para evitar sanções da UE por endividamento excessivo.

Fonte: Associated Press

Pontos moeda