Geral

Prefeitura de Guarapari firma acordo educativo com órgãos do governo

O objetivo é capacitar profissionais da educação para atuarem por meio dos círculos de construção de paz e conversação, resolvendo conflitos.

Foto: Divulgação/PMG

As Prefeituras de Guarapari, Vila Velha e Mimoso do Sul, além da Polícia Militar e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), assinaram um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça (TJES) e a Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages).

O termo prevê a capacitação de professores, alunos, policiais, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais, para atuar nos seus respectivos espaços institucionais, comunitários ou acadêmicos, por meio dos círculos de construção de paz e conversação. Dessa forma, os participantes vão se preparar para facilitar o diálogo entre as partes envolvidas, para que elas mesmas encontrem uma solução para o conflito.

O objetivo é instituir a mediação escolar, comunitária, comunicação não violenta, e círculos de construção de paz, como ferramentas a serem utilizadas por essas instituições, com o auxílio do Programa Reconstruir o Viver, do Poder Judiciário estadual.

O termo foi celebrado durante o I Encontro Estadual de Facilitadores de Círculos Restaurativos e Mediadores Escolares e Comunitários, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Representando Guarapari, estavam presentes: o procurador geral do município, Américo Mignone; a secretária municipal de Educação, Sônia Meriguete; professores e alunos da rede municipal de ensino.

*Com informações da Prefeitura de Guarapari

Pontos moeda