Geral

Energia solar é opção para economizar na conta de luz

De acordo com o especialista, com as manutenções em dia a vida útil dos painéis geradores de energia chegam a 25 anos

Foto: Divulgação

Em meio às altas tarifas na conta de energia, que pode variar de acordo com a cor da bandeira determinada para cada mês, algumas opções podem se tornar vantajosas na hora de economizar na conta de energia. Uma delas é a energia solar. 

De acordo com o especialista Felipe Ferraz, engenheiro eletricista da Fortlev Solar, com as manutenções em dia a vida útil dos painéis geradores de energia chegam a 25 anos. Para funcionar de maneira, basta os painéis receberem luz solar direta. 

“Os módulos são direcionados de modo em que recebam radiação solar direta, sem a interferência de sombras. Este posicionamento é essencial para que as células fotovoltaicas sejam eficientes na conversão de luz em energia elétrica. Dessa forma, é liberada uma corrente contínua, que passa pelo inversor interativo, sendo transformada em corrente alterada e finalizando o processo de conversão”, explica Ferraz.

Segundo o especialista, o sistema ideal para o bom funcionamento e aproveitamento dos painéis depende de algumas coisas, como o histórico de consumo de energia, a localização e as condições técnicas onde será instalado o sistema. Essa avaliação pode ser feita por uma empresa integradora de sua confiança.

Para o bolso do consumidor, o negócio pode ser vantajoso. De acordo com Ferraz, o retorno do investimento pode ser recuperado em três ou quatro anos, para sistemas residenciais, dependendo da localização e do preço da tarifa de energia da distribuidora local. Já a instalação do sistema completo pode ser feita em até dois dias. Quem utiliza o sistema ainda pode monitorar a produção da energia solar, que é feita por meio de um inversor fotovoltaico conectado à internet, sendo possível acompanhar a produção de energia em tempo real, por meio do celular, tablet ou computador. 

Outro benefício da energia solar é que essa opção é menos agressiva ao meio ambiente, uma vez a tecnologia é sustentável e promovida pela emissão de raios solares, processo natural e que se recompõe com frequência, segundo o especialista. 

Pontos moeda