Geral

Rio Doce baixa, mas pode voltar a subir neste fim de semana

Defesa Civil continua em alerta porque a previsão é de chuva na cabeceira do Rio Doce, em Minas Gerais

Foto: Kaio Henrique
Parte do Porto de Linhares continua coberta pela água.

O Rio Doce, em Linhares, começou a perder nível. Dessa sexta-feira (6) até a manhã deste sábado (7), baixou, aproximadamente, 50 centímetros, de acordo com a Defesa Civil. O rio está com 2,64 metros. Mas pode voltar a subir.

Por causa do volume de chuvas em Linhares e na cabeceira do Rio Doce, em Minas Gerais, a Defesa Civil continua em alerta. As águas que caem no estado mineiro é que impactam em Linhares. E, por isso, segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Antônio Carlos dos Santos, o rio pode ganhar nível novamente.

"Está chovendo em Minas e tem previsão de chuvas para este fim de semana. Por isso, o rio pode subir nos próximos dias", prevê.

Mesmo com as últimas chuvas, ainda não há registro de desalojados. A Prefeitura de Linhares informou que o município está preparado para dar assistência a moradores, caso seja necessário o deslocamento de pessoas para abrigos.

Em situações de perigo, a recomendação é ligar para a Defesa Civil nos números 153 ou para 99983-5661 (plantão 24 horas).

Previsão

Segundo a Defesa Civil, a previsão meteorológica aponta para novas pancadas de chuva, de moderada a forte intensidade. O acumulado previsto é de 20 milímetros.

A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para este sábado (7) é de dia chuvoso com céu encoberto e diminuição das temperaturas em todas as regiões capixabas. No norte do Espírito Santo, chuva a qualquer hora. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.

Pontos moeda