Geral

Ainda em obra, parte de cobertura do Terminal de Itaparica cede após chuva

O DER garantiu entregar o terminal neste mês, mas a operação deve começar só em janeiro

Foto: Reprodução TV Vitória

Parte da cobertura do Terminal de Itaparica, no município de Vila Velha, cedeu após as chuvas que atingiram a Grande Vitória. 

De acordo com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a cobertura ainda não foi totalmente instalada e a membrana está sendo tensionada, ou seja, nos pontos em que ainda não tensionou pode acontecer isso. 

O DER ressaltou que o terminal ainda não foi entregue e a cobertura, que é segura, possui uma garantia de 25 anos e foi projetada para suportar ventos fortes e chuvas.

DER garante entregar obra em dezembro

Foto: TV Vitória

A novela das obras do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, está perto de ganhar mais um capítulo, mas dessa vez, será de desfecho. De acordo com o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a obra deve ficar pronta até o dia 30 de dezembro e entregue à Companhia de Transporte de Passageiros do Estado (Ceturb-ES). No entanto, a operação do local deve começar apenas em meados de janeiro.

Segundo o diretor-presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto, para adiantar o retorno dos passageiros ao local, a Ceturb já deve começar os trabalhos no terminal na próxima semana, quando darão início ao posicionamento das linhas em cada plataforma.

Maretto garantiu que a obra será finalizada ainda em dezembro. "Infelizmente esse terminal está há mais de 2 anos parado. Foi uma aberração a demolição disso. Tivemos que assumir a responsabilidade de fazer projeto, contratar, licitar e fazer a obra. Finalizaremos no dia 30 de dezembro, mas sempre tem algo que precise fazer depois. Vamos entregar à Ceturb e ela vai precisar de uns 15 dias para organizar a operação dos ônibus", afirmou.

A obra do terminal contempla a instalação de uma membrana tensionada na nave principal e em duas marquises para proteção dos usuários que forem embarcar nos coletivos. Segundo Maretto, uma obra inovadora no Espírito Santo. "Temos aqui uma região de muito vento. Iríamos repetir o mesmo projeto, mas os arquitetos do DER sugeriram que nós utilizássemos esse material, que é um produto que não pega fogo e que mantém a temperatura estável durante todo o dia. Ela vai manter o frescor. Não teremos problemas de iluminação durante o dia, usando energia só a noite. Estamos orgulhosos de fazer algo dessa forma", disse.

Quem visitou as obras foi o governador Renato Casagrande, que afirmou que falta pouco para solucionar um problema assumido no início do mandato.

A proposta do Departamento é que a nova cobertura apresenta maiores dimensões com uma tecnologia inovadora, proporcionando uma estrutura mais leve e integrada à paisagem urbana. O DER ainda ressalta que a mesma tecnologia foi aplicada em obras de grande porte no País, como a cobertura do Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o novo paddock do circuito de Interlagos, em São Paulo. Segundo o DER, a garantia do material utilizado é de 25 anos.

Por meio de nota, a Ceturb-ES informou que assim que a obra do Terminal Itaparica for entregue, pela construtora e pelo DER, para a Companhia, com o devido alvará do Corpo de Bombeiros, serão necessários pelo menos 15 dias para a realização do comissionamento do terminal e início da operação.

No período de comissionamento, será realizado o cabeamento de fibra ótica, a instalação da bilhetagem eletrônica nas catracas, das câmeras de videomonitoramento, do wi-fi, da sinalização das baias. Também nesse período, será informado aos usuários sobre o retorno da operação das 32 linhas de Itaparica, com comunicação dentro dos ônibus e dos demais terminais do Sistema. Todas essas atividades não podem ser executadas durante o período atual de obra, por isso devem ser feitas somente depois da entrega.

Interdição

Com a interdição, ocorrida em julho de 2018, 30 linhas que operavam no Terminal de Itaparica foram transferidas, sendo cinco para o Terminal do Ibes e 25 para o de Vila Velha, que ficou sobrecarregado. Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias.

Segundo o DER-ES, a preparação da área reconstruída, demolição de estruturas antigas e reforço dos pilares já estão concluídas. Em agosto, o governador Renato Casagrande (PSB), havia visitado as obras e se manifestou com otimismo nas redes sociais.

Com informações de Arleson Schneider, da TV Vitória/RecordTV 

Pontos moeda