Geral

Aprenda a preparar uma ceia saudável e saborosa com frutas típicas do verão

Diversidade de frutas deste período pode ser uma aliada no equilíbrio da alimentação

Foto: Pixabay

Tender, peru, panetone e pavê. Com tantas delícias nesta época do ano, fica difícil controlar a alimentação e se manter saudável. Além do espírito de união, neste ano um pouco mais distante, as festas de fim de ano trazem consigo um cardápio calórico e prejudicial à saúde, quando ingerido em excesso. Afinal, será que é possível aproveitar as ceias sem deixar os hábitos saudáveis de lado?

Pode até parecer uma tarefa complicada, mas é fácil se alimentar de forma adequada antes, durante e depois dos festejos. A boa notícia é que, nesta época do ano, também reinam as frutas típicas do verão, como lichia, ameixa, uva, cereja, romã, figo, pêssego, nectarina, damasco e framboesa. Com toda essa diversidade, não há desculpas para não equilibrar os exageros das ceias.

“Uma boa dica para manter hábitos saudáveis é ingerir as frutas da estação. Além de serem saudáveis e nutritivas, também combinam com as ceias de natal e ano novo. Comer uma ameixa antes da refeição, por exemplo, pode ajudar a diminuir o apetite e aumentar a absorção de nutrientes”, destaca Carlos Ribeiro, sócio fundador da Snack Frutas, empresa de delivery de cestas de frutas.

Consumir alimentos da época também proporciona benefícios que vão muito além do paladar. “As frutas da estação muitas vezes dispensam produtos químicos, já que elas seguem o seu curso natural de cultivação. Por isso, são mais frescas e nutritivas se comparadas com outras”, afirma Ribeiro.

Dicas

A nutricionista Marina Uvo dá algumas dicas para cuidar da saúde na época mais festiva do ano.

- Não deixe de lado os exercícios físicos. Eles previnem doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto e doenças cardíacas. Trinta minutos de caminhada diária é o suficiente para garantir saúde e bem estar;

- Não há necessidade de deixar de comer as comidas típicas ou não participar da ceia. Só tenha atenção às quantidades, dê preferência para as carnes ricas em proteínas, como o peru assado, o frango e os peixes. Escolha um arroz acompanhado de legumes e verduras, abra mão do arroz branco. No caso das sobremesas, dê preferência para aquelas à base de frutas, principalmente as frutas vermelhas;

- Se exagerou com as comidas e bebidas e está sentido desconforto estomacal, chá de abacaxi e suco verde detox são boas opções para melhorar o organismo;

- Por fim, aproveite as festas. Sorria, curta os momentos ao lado das pessoas que gosta. A felicidade é uma forte aliada da saúde.

Pontos moeda