Geral

Festa da Penha terá eventos com número reduzido de pessoas e formato virtual em 2021

Tema da festa e imagem lúdica de Nossa Senhora para o evento também foram apresentados nesta sexta-feira (11)

Foto: Convento da Penha

A próxima edição da Festa da Penha, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de abril de 2021, seguirá mantendo os cuidados por causa da pandemia do coronavírus. A organização anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), que irá realizar eventos na programação para um número reduzido de pessoas, conforme avaliação das autoridades à época. Assim como também manterá o formato virtual e interativo, iniciado na última edição da Festa.

"Sabemos que os tempos atuais não favorecem planejamento a longo e médio prazo, porém, não se pode descuidar da necessária organização da maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das três principais festas marianas do Brasil. Por isso reunimos hoje parceiros, apoiadores e imprensa para anunciar nossos primeiros passos para o evento", disse Frei Paulo Roberto, Guardião do Convento, em anúncio feito durante reunião virtual.

Ele explicou que, entre as atividades virtuais e interativas, será mantido diariamente o Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo, com notícias, entrevistas e variedades, em um formato inovador. A Recitação do Terço e a Consagração à Nossa Senhora também serão realizadas diariamente em formato online, assim como a Eucaristia e transmissão das missas vespertinas.

"Já as atividades presenciais, como a abertura do Oitavário e a Missa de Encerramento, entre outras, acontecerão com controle de público, em número de participação conforme orientação das autoridades sanitárias. Mas toda a programação, inclusive a que tiver público, será trasmitida em nossas redes e nos canais dos veículos de comunicação parceiros do evento", destaca Frei Paulo.

Imagem Lúdica

Outra novidade é a presença da imagem de Nossa Senhora da Penha mais lúdica, elaborada para estar presente nas peças de comunicação alusivas à Festa com a finalidade de criar empatia com o público de todas as idades, em especial os mais jovens.

Tema remete ao uso das máscaras

O tema da Festa 2021 é "Vosso olhar a nós Volvei", em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo.

A escolha, segundo Frei Paulo, se faz propícia no cenário atual, em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por nós. Mas também tem outro significado nesse período de pandemia.

Em tempos de rosto coberto pela máscara, sinal de cuidado e prevenção, o olhar adquire relevância especial. Neste "novo normal", mascarado e com distanciamento, os olhos reforçam sua missão própria de serem o "espelho da alma" e, através deles, as pessoas aprendem a sorrir, a acolher, a cumprimentar, a abraçar, a demonstrar afeto e atenção.

"Os olhos são provocados a abandonar a cultura da indiferença e da invisibilidade para se tornarem caminho de encontro, comunhão e aproximação entre as pessoas. O olhar de Nossa Senhora em seus diversos ensinamentos também estará presente nos temas escolhidos para o Oitavário durante os dias de homenagem à Padroeira", adianta.

Formato digital

Ao completar 450 anos de existência, em 2020, a Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo e uma das maiores festas marianas do País, precisou se reinventar.

"O formato virtual e interativo é um caminho sem volta para o futuro e na forma de divulgar o Evangelho e o amor de Nossa Senhora das Alegrias", avaliou Frei Paulo.

Pontos moeda