Geral

Instituto emite aviso de chuvas intensas para 20 municípios do ES. Saiba como fica o tempo!

Na quarta-feira, o tempo será abafado em todo o estado. Há previsão de pancadas de chuva no período da tarde nas regiões sul e serrana

Foto: Gabriela Molina / Folha Vitória

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (22), um aviso de chuvas intensas para 20 municípios do Espírito Santo. O alerta, válido até as 09h desta quarta-feira (23), destaca a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os municípios sob aviso são: Apiacá, Bom Jesus Do Norte, Cachoeiro De Itapemirim, Castelo, Conceição Do Castelo, Divino De São Lourenço, Domingos Martins, Dores Do Rio Preto, Guaçuí , Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso Do Sul, Muniz Freire, Muqui, São José Do Calçado, Venda Nova Do Imigrante, Alegre. 

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) a véspera do Natal pode ser chuvosa este ano. Apesar da presença de nuvens em boa parte do estado, a chuva está prevista apenas para a região sul e serrana do Espírito Santo. Para o litoral capixaba, a previsão é que os ventos soprem entre as intensidade moderada e forte.

QUARTA-FEIRA (23)

Na quarta, o tempo será abafado em todo o estado. Há previsão de pancadas de chuva no período da tarde nas regiões sul e serrana. Para as demais áreas do Espírito Santo não há expectativa de chuva. 

Na Grande Vitória, tempo será abafado, sem chuva e com vento soprando em intensidade moderada no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 34 °C.

Na Região Sul, o tempo também é abafado e com previsão de pancadas de chuvas com trovoadas em alguns pontos durante a tarde. Os ventos estarão com forma moderada nas áreas litorâneas da região e podendo registrar algumas rajadas.

Nas áreas menos elevadas a temperatura mínima é de 21 °C e máxima de 36 °C. Nas partes altas, mínima de 20 °C e máxima de 30 °C.

Na Região Serrana, assim como na Região Sul, o tempo ficará abafado e com previsão de pancadas de chuvas e trovoadas em alguns pontos durante a tarde.

Nas áreas menos elevadas a temperatura mínima é de 19 °C e máxima de 32 °C. Nas áreas altas, mínima de 17 °C e máxima de 30 °C.

As regiões Norte e Nordeste não possuem previsão de chuva, mas o tempo segue abafado em ambas. No Norte a temperatura mínima é de 24 °C e máxima de 35 °C. As regiões baixas do Noroeste fica com a temperatura mínima de 23 °C e máxima de 35 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 21 °C e máxima de 32 °C.

Na Região Nordeste, tempo abafado. Previsão de pancadas de chuvas com trovoadas em alguns pontos a partir da tarde e vento moderado no litoral. A temperatura mínima é de 25 °C e máxima de 33 °C.


QUINTA-FEIRA (24)

A véspera do Natal será de chuvas esparsas por todo o território capixaba. Na Grande Vitória a previsão é de chuva rápida na parte da noite. Nas regiões Sul e Serrana, a parte da tarde será de pancadas de chuva e trovoadas.

Na Grande Vitória, a previsão é de poucas nuvens ao longo do dia com chance de chuva rápida a noite. Os ventos sopram moderados no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 34 °C.

Na Região Sul, sol entre nuvens com previsão de pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde. Vento moderado no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 36 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 30 °C.

A Região Serrana será de sol entre nuvens com previsão de pancadas de chuvas e trovoadas em alguns pontos durante a tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 32 °C. Nas áreas altas: mínima de 15 °C e máxima de 30 °C.

Região Norte também será de sol entre nuvens com chuvas rápidas a tarde. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 35 °C.

Na Região Noroeste, sol entre nuvens com chuvas rápidas a tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 35 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 21 °C e máxima de 32 °C.

Na Região Nordeste, sol entre nuvens com chuvas esparsas ao longo do dia. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 32 °C.


SEXTA-FEIRA (25)

De acordo com o Incaper, o Natal será com chuva fraca e esparsa em alguns momentos do dia nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste do Estado. Durante a tarde a previsão é de chuvas nas regiões Sul e Serrana. Na Grande Vitória pode chover rápido a noite.

Na Grande Vitória, poucas nuvens ao longo do dia com chance de chuva rápida durante a noite. Vento moderado no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 34 °C.

Na Região Sul terá sol entre nuvens com previsão de pancadas de chuva e trovoadas a tarde, além de vento moderado no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 36 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 30 °C.

Na Região Serrana, assim como no Sul, a previsão é de sol entre nuvens com previsão de pancadas de chuvas e trovoadas em alguns pontos a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 32 °C. Nas áreas altas: mínima de 16 °C e máxima de 30 °C.

Nas regiões Norte e Noroeste o Incaper prevê será  sol entre nuvens com chuvas rápidas a tarde. No Norte a temperatura mínima é de 23 °C e máxima de 33 °C. Nas áreas mais elevadas do Noroeste a mínima é de 22 °C e máxima de 35 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.

Na Região Nordeste, sol entre nuvens com chuvas esparsas ao longo do dia, com vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 34 °C.

Pontos moeda