Geral

IPVA 2021: cota única com 5% de desconto vence em abril. Veja a tabela!

Boleto estará disponível somente nos sites da Secretaria da Fazenda e do Detran a partir de janeiro

Foto: Ramon Ribeiro / Folha Vitória

O Governo do Estado divulgou valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2021. A base de cálculo é o valor médio de mercado dos veículos e leva-se em conta a marca, modelo, espécie e o ano de fabricação. 

A cota única ou a primeira parcela do IPVA de veículos leves vencerá em abril de 2021, seja qual for o final da placa. Já o calendário de vencimentos de veículos pesados terá início no mês de março (placas com final 1 ou 2). Os contribuintes que efetuarem o pagamento em cota única até a data do vencimento terão 5% de desconto. Proprietários de veículos pesados podem parcelar em até duas parcelas. Os de veículos leves, em até quatro.

Os boletos estarão disponíveis para pagamento a partir de janeiro por meio do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

No Espírito Santo, o valor do imposto para carros de passeio e utilitários é de 2%. Já motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus é de 1%.

Variação

A variação média dos preços de referência para 2021 foi de -3,83%. O índice é obtido analisando a variação dos preços de mercado dos veículos, entre 2019 e 2020, e a composição da frota de veículos tributáveis do Estado.

No território capixaba são isentos do pagamento do imposto veículos automotores terrestres com mais de 15 anos de fabricação. Não é necessário requerimento por parte do proprietário, ou seja, o sistema calcula automaticamente a isenção e, consequentemente, não gerando o débito.

Confira as tabelas abaixo com as datas de vencimento conforme os modelos de veículos.

Foto: Detran
Foto: Detran


Pontos moeda