Geral

MEC anuncia que inscrições para o Sisu serão abertas em abril

Estudantes poderão utilizar notas do Enem 2020, que precisou ser adiado por conta da pandemia. Prouni e Fies usarão notas de edições anteriores

Foto: 07.07.2016/Gabriel Jabur/Agência Brasília

Na noite de sexta-feira (11), o MEC (Ministério da Educação) anunciou que as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), principal porta de entrada para as universidades federais, será aberto apenas em abril para que os estudantes possam utilizar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que serão divulgadas em março.

Os interessados no Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudos em instituições privadas, deverão utilizar notas de edições anteriores do Enem, de acordo com o texto divulgado pelo ministério. O edital com todas as regras para o 1º processo seletivo do Prouni de 2021 será publicado até a próxima terça-feira (15).

"Considerando que o início das aulas nas instituições de ensino superior privadas está previsto para ocorrer a partir de fevereiro, e para evitar maiores prejuízos aos candidatos que já possuem notas de Enem em edições anteriores, os processos seletivos do Prouni e Fies, excepcionalmente, utilizarão as notas das últimas edições do Enem, sendo a nota do Enem de 2019 a que será exigida, apenas na 1ª edição de 2021 do Prouni. Já para o Fies, a exigência continua sendo para utilização das notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010", destaca o MEC.

O mesmo vale para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O edital sairá até o dia 19 deste mês.

Para os candidatos que completaram neste ano o ensino médio, o MEC prevê a abertura dos processos seletivos do Prouni e Fies, 2ª edição 2021, logo na sequência da realização do Sisu, após a divulgação do resultado do Enem.

Mudanças no Enem

Por conta da pandemia, as provas do Enem foram adiadas. Os estudantes vão encarar a maratona de provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro e aqueles que optaram pelo exame digital farão o exame nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já os resultados serão divulgados no dia 19 de março.

Com a mudança no calendário de provas, o MEC alterou a data do Sisu e deverá abrir novos editais para o Prouni e Sisu em 2021.

*Com informações do Portal R7

Pontos moeda