Geral

E lá vem chuva! ES tem alerta amarelo e laranja para 14 cidades

De acordo com o Inmet, as cidades sob alerta amarelo podem esperar um volume de chuvas de 50 mm por dia e ventos de até 60 km por hora

Foto: Reprodução/ Inmet

Dois novos alertas de chuvas intensas foram anunciados para o Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu nesta quinta-feira (16) alertas amarelo e laranja para 14 municípios capixabas. 

>> Leia também: Fim de semana com previsão de temporal no ES e chuva deve continuar até o Natal

Os alertas são válidos até a sexta-feira (17), às 11h. De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode chegar a 30 mm por hora ou 50 mm por dia, além de ventos intensos de até 60 km por hora. 

O Inmet informou que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em contrapartida, os números aumentam nas cidades que estão sob alerta laranja. 

O volume das chuvas deve variar entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia. Os ventos podem chegar a 100 km por hora. 

Os moradores das regiões sob alerta devem ficar atentos, pois existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Confira as cidades que estão sob alerta amarelo:

- Afonso Cláudio;
- Alegre;
- Alfredo Chaves; 
- Anchieta; 
- Apiacá; 
- Atílio Vivacqua; 
- Baixo Guandu.

Município sob alerta laranja:

- Apiacá; 
- Bom Jesus do Norte; 
- Dores do Rio Preto; 
- Guaçuí; 
- Mimoso do Sul; 
- Presidente Kennedy;
- São José do Calçado.

Chuva deve continuar até o Natal

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), os moradores da Grande Vitória foram surpreendidos por uma chuva rápida, acompanhada de sol entre nuvens. A chuva deverá persistir durante toda a semana do Natal.

O fato pode ser uma pequena amostra da previsão para os próximos dias no Espírito Santo. De acordo com o Climatempo, a partir deste fim de semana, as condições de chuva aumentam sobre o Norte do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. 

Além de um corredor de umidade, que ficará estacionado por estas áreas, a passagem de uma frente fria em alto-mar, associada a um sistema de baixa pressão, favorece a ocorrência dos temporais.

A combinação destes fatores pode provocar mais de 100 milímetros de chuva nestas áreas, em apenas 5 dias. A chuva deverá persistir durante toda a semana do Natal e vai ocorrer de maneira constante e com volumes acima da média até o fim do ano.

Até o final de dezembro, a previsão do Climatempo aponta para muita chuva. São esperados entre 250 e 400mm entre o Norte do Espírito Santo, Centro Norte de Minas Gerais e no Oeste e Sul da Bahia.