Geral

Língua Pomerana será ensinada em escolas estaduais localizadas nas comunidades

As escolas de ensino fundamental, médio em tempo integral ou parcial poderão ofertar aulas de Língua Pomerana por meio de disciplinas eletivas

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Domingos Martins

A partir do próximo semestre letivo, a Língua Pomerana passa a fazer parte da grade curricular da rede pública de ensino do Espírito Santo nas escolas localizadas em comunidades pomeranas ou que atendam estudantes pomeranos.

A medida foi publicada pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (08). 

Veja o trecho da portaria: 

"Art. 4º As escolas localizadas em comunidades pomeranas e/ou que atendam estudantes pomeranos poderão ofertar na parte diversificada o componente curricular Língua Pomerana, desde que esteja previsto no projeto político-pedagógico, devendo fazer adesão à Matriz da Organização Curricular correspondente relacionada no Anexo I.

Parágrafo único. As escolas de ensino fundamental e/ou médio em tempo integral e ensino médio parcial poderão ofertar Língua Pomerana por meio das disciplinas eletivas, prevendo a possibilidade de contratação de professor específico". 

Em uma rede social, o governador Renato Casagrande comemorou a novidade. 

"Mais novidade para 2022! Publicamos a portaria que define as diretrizes para implementação das organizações curriculares na Rede Escolar Pública Estadual. E uma das boas novas é a oferta da Língua Pomerana nas escolas de comunidades pomeranas ou que atendam estudantes pomeranos", disse.


Curiosidades 

A língua Pomerana é uma variedade do baixo-alemão falada pelos pomeranos e descendentes em várias regiões do Brasil, especialmente nos estados do Sul do país e o Espírito Santo.

O nome Pomerânia vem do "eslavo po more", que significa "terra junto ao mar". O pomerano é diferente do alemão-padrão, uma vez que ambas as línguas têm origens distintas. 

O pomerano assemelha-se ao holandês, vestfaliano e saxão antigo. Quase extinta na Pomerânia histórica, a língua Pomerana já tem uma escrita, dada pelo linguista Ismael Tressmann.

Imigrantes pomeranos 

Os primeiros pomeranos a chegarem ao Espírito Santo vieram de uma das províncias da Confederação Germânica, a Pomerânia, em 1859. 

A província fazia parte da Prússia antes da unificação da Alemanha e atualmente pertence à Polônia. A data oficial da chegada deles em Vitória é 28 de junho, considerada o Dia do Imigrante Pomerano. 

Aqueles que chegaram ao Estado se dirigiram à Região Serrana e ocuparam municípios hoje conhecidos como Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Vila Pavão, Pancas, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Baixo Guandu e Vila Valério.