Geral

Parque Cultural Reserva Vitória é aberto para visitação

O novo espaço de cultura e lazer da Capital do Espírito Santo estará aberto ao público todos os dias, das 8h às 22h. O parque reúne obras de arte, playground para crianças de diversas faixas etárias, equipamentos de ginástica e muito mais

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Pedro Permuy / Folha Vitória

Os moradores de Vitória, de outros municípios capixabas e os turistas que visitam a capital do Espírito Santo agora têm um novo espaço de lazer. O Parque Cultural Reserva Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória, foi inaugurado no fim da tarde desta sexta-feira (17). O espaço de 16 mil m² estará aberto ao público todos os dias da semana, das 8h às 22h.

O projeto é fruto de um investimento de cerca de R$ 26 milhões. Além da praça com área verde, batizada de Praça Dr. Luiz Buaiz, o parque também abriga um playground para crianças de diversas faixas etárias, equipamentos de ginástica, ruas para pedestres, paisagismo e sete obras de arte ao ar livre.

Entre as obras que estarão expostas está o trabalho dos capixabas Sandro Novaes e Vilar, além de obras de José Spaniol, Adrianna Eu, Thainan Castro e Antônio Bokel. Em janeiro, o espaço também receberá a obra "Randômica", de José Bechara.

LEIA TAMBÉM: Obras de arte transformam parque em Vitória numa grande galeria a céu aberto

Mais de 500 mudas de árvores e plantas de 32 espécies da fauna ocupam a área verde do parque, que conta ainda com um espelho d’água de 40 m² para refletir a bela paisagem do local. A área também recebeu 6.700 metros de piso granito, da região Sul do Estado. 

Foto: Pedro Permuy / Folha Vitória

O parque foi construído pela Nova Cidade Empreendimentos, empresa do Grupo Buaiz, e doado à Prefeitura de Vitória para uso público. A administração será conduzida por meio de uma parceria entre os setores públicos e privado, que deve ser firmada em breve.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância de ter um espaço que une sustentabilidade e cultura e favorece o crescimento da cidade.   

"É um presente de Natal adiantado para a cidade de Vitória. São 16 mil m² de uma área que agora é pública e que a população poderá usar. Nós teremos cultura, arte e apresentações. Essa é uma área que vai se tornar referência no Estado. Isso mostra o potencial turístico da nossa cidade. Vitória agradece essa atuação e recebe esse presente com muita felicidade”, disse.

Para o presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, o espaço pode ser considerado um novo marco para a cidade. 

"Além desse espaço cultural servir cotidianamente a população, também terão eventos de natureza cultural. Acho que é um marco para a cidade. Essa é a maior gentileza urbana que já se viu no Espírito Santo e uma das mais raras no Brasil”, frisou. 

Americo lembrou ainda que o parque tem potencial para se tornar um ponto turístico não apenas de Vitória, mas também do Estado. 

"Vai fazer uma diferença na vida das pessoas. Não apenas para as comunidades vizinhas, como Ilha do Boi e Enseada do Suá, mas para toda a população de Vitória, da Grande Vitória e de todo o Espírito Santo. Será um verdadeiro ponto de encontro", declarou.
Foto: Alex Bonno/ Jovem Pan Vitória

O projeto de paisagismo é assinado pelo Escritório Burle Marx, o arquitetônico pela DG Projetos de Diocélio Grasselli e a curadoria é da Matias Brotas Arte Contemporânea.

Parque compõe revitalização das regiões da Enseada do Suá e Curva da Jurema 

O parque tem uma moderna rede de energia elétrica, que busca melhorar a iluminação da região e, assim, oferecer maior segurança e conforto para os frequentadores e moradores dos bairros que ficam ao entorno.

A segurança do espaço contará com câmera de monitoramento e reforços nas ações da Guarda Municipal.

"A prefeitura doou uma área para a Companhia da Polícia Militar, e no parque teremos câmeras de videomonitoramento funcionando 24 horas e também a presença da Guarda Municipal", explicou Pazolini.

Ao longo do projeto, também serão realizadas a implantação de calçada cidadã e melhorias da ciclovia na Av. Marília Rezende Coutinho Scarton, que fica entre a Ilha do Boi e a Praia do Havaizinho.

De acordo com o prefeito de Vitória, em breve será publicado um edital para a revitalização da Curva da Jurema, que fica próxima ao parque.

"Estamos preparando o edital para a revitalização da Curva da Jurema, que irá se integrar a esta região. Vamos ter uma área vasta de cultura. Com a revitalização, a nova Curva da Jurema vai tratar ainda melhor os visitantes. Esse é um novo ponto turístico que vai integrar o litoral, a vista da terceira ponte e parte de Vila Velha", destacou. 

LEIA MAIS: Curva da Jurema terá reforma total para virar ponto turístico de Vitória

O Parque Cultural Reserva Vitória foi cedido para a prefeitura em contrapartida a uma compensação legal para uso de área para a construção de dois empreendimentos imobiliários, também atrás do Shopping Vitória. Mas o projeto construído pela Nova Cidade Empreendimentos foi além.

Se nós pensarmos que há dois anos essa área era vazia e sem utilidade, tínhamos que pensar em uma intervenção simples, mas nós propusemos a Prefeitura de Vitória que aqui fosse instalado um parque. Com o passar do tempo, adjetivamos esse parque de Parque Cultural e colocamos sete obras de arte e criamos um circuito de arte a céu aberto", ressaltou Americo.

Com os nomes de Ilha Vitória e Ilha Trindade, os imóveis de luxo que serão construídos ao lado do parque terão seis andares, com altura máxima de 20 metros cada um (mesma altura do shopping).

Espaço recebe espetáculo “O Quebra Nozes Capixaba” neste fim de semana

Já no primeiro fim de semana aberto ao público, o Parque Cultural Reserva Vitória recebe uma atração especial. Como adiantou a coluna Pedro Permuy, o espetáculo “O Quebra Nozes Capixaba” acontece neste sábado (18) e domingo (19), às 19h.

Idealizado pela bailarina e professora Liviane Pimenta, a apresentação contará com um elenco de peso. Além da participação de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, quase 400 integrantes no ballet mais famoso do mundo prometem encantar o público capixaba.

LEIA TAMBÉM: Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo posam em jantar, em Vitória

Pontos moeda