Geral

VÍDEOS | Epidemia de gripe: mesmo com orientação da Sesa, PAs ficam lotados nesta quarta

A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é para que os pacientes com sintomas gripais leves não busquem atendimento nos PAs

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Por conta do aumento do número de casos de gripe na Grande Vitória, as unidades de pronto atendimento têm ficado lotadas nos últimos dias. 

Para tentar diminuir a sobrecarga do sistema público, a Secretaria Estadual de Saúde pediu à população que evite procurar as unidades em caso de sintomas leves. Mesmo assim, os PAs ficaram lotados, mais uma vez, nesta quarta-feira (15).

A Renata Souza chegou no PA da Praia do Suá, em Vitória, às 5h da manhã. Por volta das 14h, a jovem ainda não tinha sido atendida. 

"Eu estou com sintomas de gripe, estou passando mal. Tem três dias que estou assim. Cheguei aqui era 5h. Meu filho também está passando mal e eles não atendem a gente", disse. 

Ela não foi a única. Jair Lírio buscou atendimento médico com sintomas gripais e, segundo ele, lá dentro também havia muitos pacientes na mesma situação. 

"Gripe muito forte, dor de cabeça, garganta ruim, dor no corpo. Muita gente passando mal, mas parece que só tem um médico no PA", contou.

LEIA TAMBÉM: Casos de gripe superlotam unidades de saúde e PAs na Grande Vitória; veja os vídeos

A cena se repetiu no PA de São Pedro, também, em Vitória. A unidade ficou lotada e com muitas reclamações de demora no atendimento. 

No PA da Glória, em Vila Velha, sobraram reclamações. A Patrícia Ferreira foi uma das pessoas que buscou atendimento no local e precisou ter muita paciência até que fosse chamada. 

"Tem muita gente, muita criança em pé. Eles falam que só tem dois médicos atendendo. Isso é um absurdo", desabafou. 

LEIA TAMBÉM: Veja os locais para se vacinar contra a gripe na Grande Vitória

Também teve reclamação no PA de Alto Lage, em Cariacica. Revoltados com a demora, pessoas que aguardavam atendimento se queixaram sobre a unidade.

O UPA de Carapina, na Serra, também ficou cheio nesta quarta-feira. Com a lotação, muitas pessoas esperavam do lado de fora da unidade. Também houve reclamação sobre a demora no atendimento. 

O cenário observado nesta quarta é diferente do que orientou a Sesa. O secretário Nésio Fernandes disse que a grande maioria dos pacientes infectados pelo vírus da gripe apresenta sintomas leves da doença e, por isso, a recomendação é de que essas pessoas evitem procurar serviços de urgência e emergência.

"Os perfis dos pacientes são quadros leves, ambulatoriais e devem ser avaliados pela atenção básica. Por isso, procure as unidades de saúde da família do seu bairro, da sua comunidade, para que nelas também seja notificada a possibilidade de suspeita da covid-19, para que façam um teste de antígeno, ou colete RT-PCR, e sejam devidamente notificados", disse.

O que dizem as prefeituras da Grande Vitória?

VITÓRIA

Em entrevista ao "ES no Ar", da TV Vitória/Record TV, a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen, destacou que é de extrema importância a população manter os cuidados como uso de máscara e o distanciamento. 

"É de extrema importância que a população tenha consciência do momento que estamos vivemos. Nós sabemos que o método mais eficaz de bloqueio de doenças contagiosas, em especiais as virais, é o distanciamento e o uso de máscaras. Sabemos que este surto é marcado por doenças leves. Não tivemos um aumento no número de internações. Devemos ficar atento às crianças e idosos e buscar os prontos atendimento em casos de sintomas graves, como falta de ar e um esforço grave na respiração", disse.

A secretária destacou que, caso necessário, as pessoas podem buscar atendimento nas unidades de saúde, até mesmo para evitar grandes deslocamentos. Os PAs e UPAs devem ser preservados para casos mais graves de outras doenças. 

CARIACICA

A Secretaria de Saúde de Cariacica informou que está monitorando os atendimentos nos pronto atendimentos do município. A pasta destacou que, nos últimos dias, registrou um aumento de casos de síndromes gripais, o que ocasionou uma busca maior aos serviços de saúde. 

No município, a orientação é que os pacientes com sintomas gripais busquem as unidades básicas de saúde para realizar testagem de covid-19. O resultado sai em 20 minutos.

LEIA TAMBÉM: Depois do Rio de Janeiro, Brasil deve ter alta de casos de gripe

VILA VELHA

A prefeitura de Vila Velha informou que cerca de 50% dos atendimentos dos PAs estão relacionados à síndrome respiratória aguda. Desde a última sexta-feira (10), os atendimentos saltaram de uma média de 550 por dia para mais de mil atendimentos diariamente nesta semana. Deste aumento, observou-se que a maioria apresenta síndrome gripal.

Os pacientes que apresentam sinais e sintomas de síndrome gripal são orientados a buscarem a unidade de saúde mais próxima. A prefeitura também reforçou a importância da vacinação para quem ainda não se vacinou contra a influenza.

SERRA

A Secretaria de Saúde da Serra também confirmou que, nos últimos dias, observou um aumento considerável do número de atendimentos a pacientes com síndrome gripal, tanto em unidades de pronto atendimentos quanto em prontos-socorros particulares. 

No município, há uma baixa taxa de imunização contra o vírus da gripe, que é de 90%, conforme preconizada pelo Ministério da Saúde. Hoje, a cobertura vacinal de Influenza no município é de 71%, para os grupos-meta, que são: idosos, gestantes, lactantes, crianças, professores e trabalhadores da Saúde. Por isso, a prefeitura autorizou a contratação de mais médicos para as UPAs de Carapina, Castelândia e Serra-Sede.

VIANA

Procurada, a prefeitura de Viana não deu retorno sobre a situação nos PAs do município.

*Com informações das repórter Alessandra Ximenes e Danielle Cariello, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda