Geral

Chuva no ES: veja municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade

Até às 18h, pelo menos sete prefeituras do Espírito Santo, já haviam decretado situação de emergência ou calamidade pública por conta da chuva

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Iures Wagmaker/Folha Vit´ória
No bairro Vila Rica, em Cariacica, a água chegou a cobrir parte do primeiro andar dos imóveis

A chuva que atinge o Espírito Santo há mais de uma semana tem deixado estragos e provocado prejuízos para muitos capixabas. Por conta disso, pelo menos sete prefeituras já decretaram situação de emergência ou calamidade pública.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em Viana, o Rio Formate transbordou e deixou vários bairros alagados. Uma mulher grávida de 8 meses precisou ser resgatada em um bote improvisado com uma caixa d'água. A Prefeitura de Viana decretou situação de calamidade.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado às 17h desta quinta-feira (01), Viana registrou 171,8 milímetros em 24 horas e é o segundo município onde mais choveu no Estado, atrás apenas de Fundão que registrou 225,8 milímetros. Durante a tarde, o prefeito de Fundão anunciou que decretou estado de emergência por causa da chuva.

LEIA TAMBÉM: Chuva no ES vai piorar e situação é preocupante, diz Casagrande

Ibiraçu (167,13 milímetros), Santa Leopoldina (151,61 milímetros) e Cariacica (145,45) também registraram um grande volume de chuva nas últimas horas. As prefeituras decretaram situação de emergência.  

Em Linhares, o acumulado de chuva chegou à 119 milímetros em 24 horas. Diversas ruas ficaram alagadas. A prefeitura do município também decretou situação de emergência.

A prefeitura de Vila Pavão também decretou situação de calamidade pública, no último sábado (26), por conta da chuva. 

Entenda o que é Estado de Emergência e Calamidade

O Estado de Emergência indica que a capacidade do poder público em reagir aos problemas que estão surgindo está parcialmente comprometida. O Estado de Calamidade Pública é mais grave. Neste caso, o município pode receber apoio do Estado ou mesmo do Governo Federal.

LEIA TAMBÉM: Confira ponto a ponto quais rodovias estão interditadas pelas fortes chuvas no ES

Veja a lista dos municípios do ES em situação de emergência ou calamidade por causa da chuva

CALAMIDADE

Viana
Vila Pavão

EMERGÊNCIA

Cariacica
Fundão
Ibiraçu
Linhares 
Santa Leopoldina
Pontos moeda