Geral

Chuva já deixa um morto e mais de 730 pessoas fora de casa no ES

A maior parte dos desabrigados estão em Linhares e São Mateus

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Já passa de 735 o número de pessoas que precisaram deixar suas casas por conta das chuvas no Espírito Santo. Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 6h desta quinta-feira (1º), o número de desalojados é de 366 pessoas e o de desabrigados é de 369.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além disso, houve registro de um desabamento de residência em Viana, que deixou um idoso morto. A mulher foi socorrida e levada para casa de parentes.

Segundo o boletim, os atingidos estão nos municípios de Aracruz, Cariacica, Fundão, João Neiva, Linhares, Pedro Canário, Santa Leopoldina, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta, Viana e Vitória.

A maior parte dos desabrigados estão em Linhares e São Mateus. 133 linharenses foram encaminhados para o CEMEI – Baixo Quartel e para o ginásio de esporte dos bairros Araçá e Conceição. Em São Mateus, são 101 desabrigados.

Em 24 horas, no período encerrado às 6 horas desta quinta, choveu 146,8 mm em Viana, sendo o município com maior acumulado no Espírito Santo. Volume expressivo de chuva também em Anchieta (102,4 mm), Santa Leopoldina (97,27 mm) e Santa Maria de Jetibá (96,7 mm).

Leia também: Rodovias federais e estaduais são interditadas; veja trechos

Chuva deixa prejuízos pelo ES

Além dos desabrigados, a chuva continua a trazer prejuízos por todo o Estado. Em Domingos Martins, foi registrada queda de barreiras nos distritos de Biriricas, Perobas, Vale da Estação, Melgaço e Usina Jucu.

Em Linhares, devido a chuva intensa e forte vento uma estrutura metálica, que estava montada para show no Parque Exposição, desabou. Não foram registrados feridos na ocorrência.

No município de Marechal Floriano, um córrego transbordou e deixou várias ruas alagadas no Centro.

Em Vitória, foi registrado um desabamento de uma residência no bairro São Benedito. A família com quatro pessoas ficou desabrigada. Não houve vítimas.

Com a previsão de mais chuva em todo o Espírito Santo nas próximas horas, o Estado tem 26 alertas vigentes, emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os avisos, de risco alto e moderado, são para risco de movimento de massa e risco hidrológico.

Pontos moeda