Dino (divulgador de notícias)

Geral

Documentário sobre pesca inaugura o tema em produções audiovisuais brasileiras

O primeiro episódio do documentário seriado "Fator Pesca" foi gravado na Amazônia e aborda uma espécie de suma importância para a movimentação econômica da região: o Tucunaré Açu

Foto: Divulgação/DINO

Aproveitando um aumento significativo do consumo de conteúdos audiovisuais em todo o Mundo, a série documental "Fator Pesca" estreia o tema na modalidade documentário seriado entre as produções brasileiras. Ela aborda espécies de peixes consideradas esportivas pelos pescadores, sendo que cada episódio é dedicado inteiramente a uma espécie. Considerada uma prática cultural, a pesca vista como esporte é transmitida pela produção audiovisual como um marco de desenvolvimento sustentável, turismo ecológico e crescimento econômico.

A equipe participante do documentário é pequena e conta com o apoio de um instituto de promoção da pesca esportiva, o Clube da Pesca.org. Os membros do instituto possuem  experiência na geração de conteúdo audiovisual relativo ao tema, o que promete ser um facilitador para que a obra fique pronta em um curto período.

O primeiro episódio está disponível no YouTube, enquanto o resto do conteúdo ainda passa por tratamento, edição e captação. Também foi revelado pelo roteirista da série que existe a possibilidade da série acabar indo para um canal de vídeo sob demanda, contudo há ainda alguns desembaraços burocráticos a serem concluídos.

"Toda a cadeia econômica movimentada pela pesca é mostrada ao longo dos episódios, desde a compra de equipamentos nos preparativos para as expedições até as viagens, deslocamentos rodoviários, voos etc. O que a série quer mostrar é que a pesca esportiva não é uma atividade simples, mas sim uma atividade complexa e favorável à preservação ambiental", afirma o roteirista e diretor da produção, Thiago Henrique Fantini.

"Todos os envolvidos no projeto exercem duas ou três funções, visto que acreditamos na ideia e realmente gostamos desse mundo audiovisual que a pesca nos embarcou. Além de pescar, captar e tratar as imagens também sou um dos responsáveis pela edição, então eu sei o quão trabalhoso é para montar uma sequência de cenas e transformar aquilo num filme. Mas o que posso dizer é que faço com o maior prazer", reforça Rogério Barbosa Lourenço, Diretor de Edição da série documental "Fator Pesca".

Produções nacionais de outros nichos também sofreram um aumento significativo. O setor audiovisual foi um dos segmentos que mais cresceram desde o início da pandemia segundo 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC. O mercado de E&M no Brasil deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. O levantamento analisou 14 segmentos do setor em 53 países, entre eles Consumo de Dados, Publicidade Digital e na TV, Vídeo OTT, Cinema, Acesso à Internet e Games. Esse aumento está diretamente relacionado ao crescente consumo das mídias digitais cuja tendência é continuar crescendo.

Pontos moeda