Geral

Réveillon de Vila Velha é de mesma produtora da festa de Copacabana

Serão 10 balsas, sendo cinco fundeadas entre a Praia da Costa e a Praia de Itapuã e outras cinco na Praia de Itaparica. A TV Vitória transmitirá a celebração ao vivo

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Comunicação PMVV

A expectativa do Réveillon de Vila Velha é das mais altas e não é por acaso. Os 14 pontos de fogos prometem trazer um espetáculo colorido no céu do município canela-verde, formando projeções com caras felizes, corações e estrelas.

O detalhe é que a grande festa é organizada pela mesma empresa que organiza a virada do ano em Copacabana, no Rio de Janeiro. O detalhe foi divulgado pelo prefeito do município, Arnaldinho Borgo (Podemos), em entrevista à reportagem do Folha Vitória nesta terça-feira (27).

Serão dez balsas, sendo cinco entre a Praia da Costa e a Praia de Itapuã (da rua Lúcio Bacelar à rua Santa Catarina) e outras cinco na Praia de Itaparica (do Bob's à Praça dos Ciclistas). Todas as balsas vão ficar a uma distância de 400 metros da faixa de areia.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Outros quatro pontos de queimas de fogos serão em Ponta da Fruta (Praia da Baleia), Nova Ponta da Fruta, Praia dos Recifes e Barra do Jucu. Nesses locais, os artefatos pirotécnicos estarão em terra, com duração de oito minutos de detonações.

Os fogos terão o mínimo de ruído possível, para não estressar pessoas com autismo e animais domésticos. A autoridade do Executivo municipal afirmou que tudo foi preparado para ser um espetáculo inclusivo, com pouco barulho e para as famílias.

“Teremos um espetáculo no céu da cidade, com muita tecnologia, baixo ruído e voltado para as famílias. Pensamos nas pessoas com sensibilidade sonora e nos animais, mas para que moradores e turistas acompanhem tudo com emoção. Sem dúvida, será o Réveillon mais bonito do país, com 15 minutos, alcance de 250 metros de altura e 14 mil disparos de luzes e efeitos visuais”, antecipou.

Ainda para a autoridade do Executivo municipal, o espetáculo não será só para quem é canela-verde.

LEIA TAMBÉM: >> 5 ideias de penteado de Ano Novo para inovar no look da virada

15 minutos de queima de fogos

"Foi preparado com muita antecedência. Serão 15 minutos intensos de queima de fogos, em um céu colorido, em que aparecerão caras felizes, corações e estrelas. Além disso, bombas vão soltar rojões a 250 metros de altura. Vai ser o melhor do Brasil e até o Rio de Janeiro 'vai ficar no chinelo'. Vila Velha já é referência. A mesma empresa que faz nosso espetáculo, faz o de Balneário Camboriú e Copacabana", disse.

Segundo Borgo, são esperadas 500 mil pessoas visitando o litoral vilavelhense. Para isso, foi feito um planejamento de segurança, com 120 guardas municipais, 28 viaturas e dez motos patrulhas. Em termos de banheiros, haverá 89 espalhados, garantindo conforto dos foliões.

"Não teremos atração musical, já que em nosso município é proibido para evitar brigas e violência. Também não permitimos fogos particulares. Ano passado já tivemos a melhor queima de fogos do Estado e, por conta disso, nossa rede hoteleira está 100% ocupada", acrescentou.

O governo do Estado disponibilizará, no município, vinte e cinco ônibus extras para quem quiser participar da festa, a partir das 20h30. "Frisamos que tenda não é permitida na areia, nem som alto. Os quiosques poderão funcionar até 2h da manhã no máximo. Buscamos fazer o réveillon da família", frisou.

Detalhes sobre os fogos

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Junior, “a queima de fogos vai durar aproximadamente 15 minutos, com milhares de disparos pirotécnicos distribuídos entre bombas de alto, médio e de baixo alcance. Com esta marca, Vila Velha vai ter o maior espetáculo pirotécnico do Estado e um dos maiores do Brasil. Somente as balsas vão cobrir mais de 6 km de detonações pirotécnicas”.

O público vai conferir artefatos pirotécnicos de desenhos com os tradicionais formatos de coração, estrelas, círculos e carinha feliz, além de efeitos múltiplos que formam desenhos conjugados de vários anéis, de círculos com cascata, estrelas cadentes e fogos que simulam discos no céu.

Infraestrutura

A queima vai se iniciar à meia-noite em ponto, comandada por um ponto estratégico central em terra, onde se utiliza uma tecnologia moderna via GPS, que monitora e aciona cada uma das 10 balsas à distância.

Para este grande evento pirotécnico, serão utilizadas dez balsas, três rebocadores de grande potência, lanchas rápidas, tubos de fibra para acoplamento, equipamento eletrônico para gerenciamento dos disparos, muques e empilhadeiras para montagem e desmontagem e uma equipe de 12 pirotécnicos e profissionais da área naval.

LEIA TAMBÉM: >> Prático e rápido: veja receitas de petiscos para a festa de Réveillon

Pontos moeda