Geral

VÍDEOS | Incêndios marcam pré véspera de Natal em bairros de Vila Velha e Centro de Vitória

As ocorrências aconteceram quase que simultaneamente, em um curto período de tempo. Entenda a dinâmica dos incêndios

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O início da tarde começou com caos no Centro de Vitória e em dois bairros de Vila Velha. Três incêndios marcaram a véspera de Natal e aconteceram quase que simultaneamente.

Na Rua José Ramos de Oliveira, ao lado do atacado Mineirão, no bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, um ônibus articulado pegou fogo logo no início da tarde desta sexta-feira (23). Imagens mostram o instante em que a fumaça  seguia em direção à Av. Carlos Lindenberg. Veja: 

Segundo testemunhas que estavam no local e conversaram com uma equipe da TV Vitória/Record TV, houve uma falha mecânica. O motorista não foi encontrado, mas teria percebido o fogo e saído correndo. Procurada, a Prefeitura de Vila Velha confirmou que o incidente foi provocado por uma pane elétrica. Por conta das chamas,  pista precisou ser interditada até que fossem controladas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A a poucos metros do incêndio no coletivo, um valão pegou fogo. Apurações feitas no local apontam que o óleo do ônibus entrou no bueiro e caiu no valão, levando ao segundo incêndio. 

Veja a distância entre as duas ocorrências

O que dizem o Corpo de Bombeiros e o GVBus

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para atender a ocorrência de incêndio no transporte coletivo, por volta das 14h30. Segundo a corporação, as equipes conseguiram realizar o combate às chamas. As chamas também atingiram outros veículos que estavam estacionados. 

Já a empresa responsável pelo coletivo informou, por meio da GVBus, que, no momento do incidente, não havia passageiros dentro do coletivo e que por esse motivo ninguém ficou ferido. 

Centro de Vitória: cerca de 8 mil litros de água utilizados combater incêndio 

Também por volta das 14h, desta vez no Centro de Vitória, um outro incêndio de grandes proporções atingiu um imóvel.  Imagens impressionantes mostram que as chamas tomaram todo o imóvel.

Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Reprodução

O Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 14h30. Foram 50 minutos de trabalho até que o incêndio fosse extinto. Segundo capitão Júnior, a equipe chegou ao local e encontrou o estabelecimento "com duas linhas". Acessaram a escada, com uma fumaça densa, e começaram o trabalho para facilitar entrada dos militares.

"Tentamos acesso por outro estabelecimento, não conseguimos. Subimos por outro local, pela janela, arrombamos e conseguimos. Havia fogo entre forro e telhado. Precisávamos de muita pressão na mangueira para atingir o telhado. Precisamos de muita água. Mesmo no rescaldo, observamos que ainda tinha alguns focos de chamas. Acionamos outros militares, devido ao desgaste da equipe. Depois fizemos ventilação hidráulica", contou.

Foram utilizados cerca de 8 mil litros de água para que o incêndio fosse totalmente combatido. "Tinha muita coisa acumulada no local. Preocupação maior foi a edificação à esquerda, que tinha piso de madeira com alguns materiais combustíveis", completou.

Proprietária disse que tentou conter o fogo

Moradores contaram ter ouvido um estouro por volta das 14h. A proprietária, Marina, tentou apagar o incêndio com uma mangueira. Ela contou que o imóvel tem dois lados e conseguiu conter parte do fogo, que não atingiu onde ela estava. O lado direito do prédio acabou muito atingido pelas chamas.

Papelaria que será inaugurada em 2023 não foi atingida por pouco

Por pouco, uma papelaria, que será inaugurada em janeiro de 2023, não foi atingida pelo incêndio. Veja:

*Com informações de Rodrigo Schereder e Marla Bermudes, da TV Vitória/Record TV

LEIA TAMBÉM: Alfândega de Vitória apreende mercadorias nos Correios avaliadas em mais de R$ 330 mil

Pontos moeda