Geral

Sudeste do país continua em alerta de chuvas: veja até quando vai chover no ES

O Climatempo afirmou que, embora a semana seja de chuva em praticamente todo o sudeste, no Espírito Santo ela enfraquece a partir desta segunda (05)

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução | Thiago Soares

Apesar do alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (04), prevendo grandes acumulados de chuva em quase todo o Espírito Santo, sendo válido até às 10h desta segunda-feira (05), especialistas do Climatempo trouxeram boas novas.

Em publicação nas redes sociais neste domingo (04), o canal afirmou que, embora a semana que se inicia seja de muita chuva em praticamente todo o sudeste, no Espírito Santo ela enfraquece bastante a partir desta segunda-feira (05). 

"Os próximos dias vão ser até de certa tranquilidade. No resto do sudeste a chuva tende a aumentar. Não há frente fria na área por enquanto", foi informado.

A previsão divulgada pelo Climatempo vem ao encontro do anunciado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que na última quinta-feira (01) informou que seria possível esperar que as chuvas continuassem no Estado até, no máximo, a próxima terça-feira (06).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Sobre as causas do grande volume de água, o especialista do Incaper, Hugo Ramos, explicou que, nos últimos dias, as condições meteorológicas no Espírito Santo foram influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que consiste em uma banda de nebulosidade semi-estacionária, a qual se estende desde o sul da Amazônia, passando pela região Centro-Oeste e prolongando-se para o Oceano Atlântico.

Com a ZCAS, são acarretadas chuvas, que podem ser intensas e que resultam em volumes expressivos, se comparadas à média climatológica do mês.

Para fazer uma comparação com anos anteriores, Ramos afirmou que inicialmente é preciso ter em mente que o mês de novembro faz parte do período de chuvas do Espírito Santo, sendo o segundo mês mais chuvoso na maioria das cidades capixabas.

“A maior parte das Regiões Nordeste, Serrana, Sul e Grande Vitória, assim como as áreas mais elevadas de Ecoporanga e Água Doce do Norte, apresentam acumulados de 200 milímetros ou mais, em um mês de novembro típico. As demais áreas do estado registram uma altura de chuva que fica entre 150 e 200 mm. Levando em conta os maiores acumulados ocorridos até agora, diga-se que em algumas localidades, o volume de chuva superou o dobro da média nestas localidades”, explicou à ocasião.
Pontos moeda