Geral

Veja os impactos das chuvas em todo o Espírito Santo

Nesta quinta-feira (1º) as cidades de Viana e Cariacica, foram algumas das mais afetadas

Matheus Moraes , Isabella Arruda

O Espírito Santo amanheceu com mais chuva e ainda mais prejuízos. Nesta quinta-feira (1º) as cidades de Viana e Cariacica, foram algumas das mais afetadas. Sobre o volume de chuva, o último boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, aponta que Viana registrou 170,2 mm de chuva nas últimas 24 horas e Cariacica, 123,78 mm.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é possível que as chuvas continuem no Estado até a próxima terça-feira (06).

Segundo as análises preliminares da Coordenação de Meteorologia do instituto, as chuvas devem ocorrer de forma intermitente, ou seja, em alguns momentos do dia.

Foto: Ana Carolina Monteiro / TV Vitória

Cariacica

Em bairros como Vista Dourada, Bubu e Santo André, a água se acumulou nas ruas e, em alguns trechos, sendo que não era possível ver a diferença entre o asfalto e a calçada.

Tendo em vista a magnitude dos impactos, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, decretou situação de emergência no município. A publicação foi divulgada em edição extra do Diário Oficial nesta quarta-feira (30).

>> VÍDEOS | Bairros são fortemente atingidos pela chuva e Cariacica decreta situação de emergência

Com a situação de emergência decretada, a administração municipal poderá fazer aquisições emergenciais sem o uso de licitação, por exemplo, além de convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos possíveis desastres e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Casa desaba e deixa um idoso morto e dois feridos em Cariacica

Uma casa desabou, no fim da tarde desta quarta-feira (30), no bairro Flexal II, em Cariacica. Três idosos estavam no local. Um idoso foi encontrado morto e outras duas idosas foram resgatas com vida.

Cobra é avistada durante enchente

Uma cena inusitada foi registrada na manhã desta quinta-feira (01) por moradores do bairro Oriente, em Cariacica. Após fortes chuvas, uma cobra foi avistada se arrastando pelas ruas da região.

Moradores atravessam enchente com ajuda de corda

Um vídeo, filmado na manhã desta quinta-feira (01), mostra moradores da região de Santo André, em Cariacica, precisando da ajuda de uma corda para atravessar a enchente no local. Veja:

Mulher perde tudo após enchente

A doméstica Iracema Rosa de Jesus Moreira, de 53 anos, acordou para uma cena de horror na manhã desta quinta-feira (01) no bairro Operário, em Cariacica. Moradora da Rua dos Comerciários, ela havia se mudado para a casa há apenas cinco dias, no sábado (26).

A casa, que fica próxima ao Rio Formate, começou a alagar por volta das 6h desta quinta-feira. Todos os móveis e eletrodomésticos foram perdidos durante o desastre e as moradoras da casa, Iracema, as duas filhas e a neta, conseguiram salvar apenas as roupas e documentos.

"Começou a encher era umas 6 horas, foi nesse momento que os meninos aqui do bairro começaram a me ajudar pra conseguir pegar as coisas, roupas, roupa de cama, documentos", contou Iracema. 

No momento, a família está hospedada com uma sobrinha de dona Iracema, que mora no mesmo bairro. O proceder após o escoamento da água ainda é incerto, uma vez que até as camas ficaram submersas por conta da enchente. 

Aulas canceladas, bairros alagados e atendimento suspenso na Saúde

Leitores enviaram vídeos de alagamentos nos bairros Vista Dourada, Bubu e Santo André. Em Porto Novo, um morador mostrou que não tem condições sequer de sair para a rua. A partir do segundo pavimento de sua residência, registrou numa panorâmica que as vias no entorno desapareceram debaixo d'água. Ele diz que a água subiu um metro e invadiu o quintal.

No bairro Operário, onde está nesta tarde a equipe da TV Vitória/Record TV, o cenário é similar: ruas desaparecidas sob alagamentos, casas totalmente inundadas e moradores tentando salvar móveis e mantimentos transportando os objetos para o terraço ou locais longe do alcance da água.

Os transtornos da chuva causaram ainda suspensão das aulas em 18 escolas de rede municipal e cancelamentos de atendimentos em três unidades básicas de saúde nesta quinta.

Viana

Por conta da forte chuva, o município de Viana sofre com deslizamentos de terra, alagamento e interdições em rodovias importantes e em diferentes pontos da cidade.

>> "Pior enchente da história", diz prefeito sobre situação de Viana

No bairro Vila Belém, houve o desabamento de uma residência, na madrugada desta quinta-feira. As equipes do Corpo de Bombeiros tentaram socorrer as vítimas. Um idoso morreu e a idosa foi socorrida.

Viana decreta estado de calamidade e aulas são suspensas após fortes chuvas

Devido às fortes chuvas que atingiram o município nas últimas 24 horas, a Prefeitura de Viana decretou estado de calamidade pública na cidade. 

Por conta disso, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON) já foi estabelecido e o município, por meio do Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil, está em alerta para socorro, assistência e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.

Por conta do decreto de calamidade, escolas da rede municipal tiveram aulas suspensas. Órgãos da administração pública estão voltados ao atendimento de comunidades atingidas pelas chuvas e foram instituídos 17 pontos de abrigos em unidades escolares da cidade.

Muro e poste desabam

Moradores de Soteco, em Viana, registraram o momento exato em que um muro desabou e destruiu uma obra por completo no bairro. As imagens foram feitas na manhã desta quinta-feira (1º) durante as fortes chuvas da região.

No vídeo, recebido pela reportagem da TV Vitória/RecordTV, é possível ver a estrutura completamente desestabilizada e torta, já indicando que iria cair. 

Em um determinado momento do vídeo, o muro desaba e acaba trazendo toda a construção ao chão.

Rio Bananal

Longe da Grande Vitória, em Rio Bananal, ao Nordeste capixaba, registros flagraram situação que sai do controle. Veja publicação:

Linhares

Um muro desabou em cima de várias casas, no bairro Aviso, no município de Linhares, nesta quinta-feira (01). 

Acionado, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado e, ao chegar ao local, a equipe constatou que não havia vítimas. Veja imagens:

Secom/Felipe Reis
Secom/Felipe Reis
Secom/Felipe Reis
Secom/Felipe Reis
Secom/Felipe Reis
Secom/Felipe Reis

Santa Leopoldina

Em comunicado nas redes sociais, a prefeitura de Santa Leopoldina, na região Serrana do Estado, por meio da Secretaria de Educação, informou que as aulas desta sexta-feira (02) estão suspensas.

Marechal Floriano

Na contramão de histórias tristes, uma mulher de 70 anos, moradora de Araguaya, distrito de Marechal Floriano, região Serrana do Estado, estava na fila do transplante de órgãos para receber um rim e, nesta manhã, recebeu uma ótima notícia.

Ela foi informada pelas equipes médicas responsáveis que havia um órgão provavelmente compatível com as condições dela, ou seja, com grandes chances de compatibilidade.

Contudo, dona Ilda estava muito longe do hospital, que fica localizado em Vila Velha, e devido às chuvas, iria demorar muito para conseguir chegar ao local, principalmente por causa do trânsito na região de Viana.

Desta forma, equipes terrestres de saúde não conseguiriam levá-la a tempo. Isso porque, considerando o tempo de sobrevida do órgão doado, ela teria que estar até às 14h no Hospital Evangélico, em Vila Velha, para fazer todos os exames e a preparação necessária a fim de conseguir ir às 18h para a cirurgia.

Diante das dificuldades de acesso e do curtíssimo tempo para que essa história de vida pudesse acontecer, a equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) foi acionada e fez o transporte de Ilda e sua filha. Veja:

População atingida pelas fortes chuvas pode acionar Defensoria Pública

Sabendo-se que em Aracruz, Viana e Linhares há pessoas abrigadas em escolas, entre outros prejuízos sofridos em outras partes do Estado, a Defensoria Pública  está mapeando, junto às prefeituras e governo do Estado, os atingidos para prestar assistência jurídica, especialmente no acesso a benefícios sociais e segunda via de documentação.

O coordenador Cível, Vitor Ramalho, explica que a Defensoria Pública está à disposição da população para prestar orientações sobre benefícios sociais, requisição de documentos, entre outros. 

As famílias atingidas pelas fortes chuvas podem buscar auxílio da Defensoria Pública do Estado para os seguintes assuntos:  

• Solicitação de 2ª via de documentos pessoais, inclusive nas hipóteses previstas para o fornecimento mediante gratuidade requerida pela Defensoria Pública;
• Informação/orientação jurídica aos atingidos pelas fortes chuvas, com objetivo de ajudar a ter possível acesso a políticas públicas de caráter assistencial, saúde, dentre outros;
• Informação/orientação jurídica específica em casos de aguda vulnerabilidade, referentes a idosos, crianças, mulheres e pessoas com deficiência;
• Informação/orientação jurídica a respeito de ações relacionadas a eventuais interdições promovidas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros;
• Informação/orientação jurídica a respeito dos procedimentos relacionados a casos de óbitos decorrentes das chuvas, como a expedição de alvarás ou o contato com o Instituto Médico Legal (IML). 

Telefone

A Instituição disponibilizou o número (27) 99713-2891 para orientar a população sobre seus direitos nesse período de chuvoso. O atendimento é feito das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, por WhatsApp e ligação.

Chuva no ES vai piorar e situação é preocupante, diz Casagrande

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo de maneira contínua há mais de sete dias já causa prejuízos e riscos à vida das pessoas, segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (1º).

O governador afirmou que a situação, que se agravou nesta quinta, tende a ganhar ainda mais intensidade na madrugada de sexta-feira (02). "Infelizmente perdemos a vida de uma pessoa, soterrada no município de Viana. Por isso, é extremamente importante alertar as pessoas, não assustar, mas alertar", destaca.

 

Pontos moeda