Geral

VÍDEO | Durante fortes chuvas, helicóptero transporta idosa a tempo de receber rim no ES

Ela foi informada pelas equipes médicas responsáveis que havia um órgão provavelmente compatível com as condições dela, mas não conseguiria chegar a tempo de recebê-lo devido às chuvas

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: NOTAER

Em meio a tantas histórias tristes e difíceis nesses últimos dias por conta da chuva e de suas consequências no Espírito Santo, nesta quinta-feira (01) uma história de esperança aconteceu.

Uma mulher de 70 anos, moradora de Araguaya, distrito de Marechal Floriano, região Serrana do Estado, estava na fila do transplante de órgãos para receber um rim e, nesta manhã, recebeu uma ótima notícia.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: NOTAER

Ela foi informada pelas equipes médicas responsáveis que havia um órgão provavelmente compatível com as condições dela, ou seja, com grandes chances de compatibilidade.

Contudo, dona Ilda estava muito longe do hospital, que fica localizado em Vila Velha, e devido às chuvas, iria demorar muito para conseguir chegar ao local, principalmente por causa do trânsito na região de Viana.

>> Confira ponto a ponto quais rodovias estão interditadas pelas fortes chuvas no ES

Desta forma, equipes terrestres de saúde não conseguiriam levá-la a tempo. Isso porque, considerando o tempo de sobrevida do órgão doado, ela teria que estar até às 14h no Hospital Evangélico, em Vila Velha, para fazer todos os exames e a preparação necessária a fim de conseguir ir às 18h para a cirurgia.

Diante das dificuldades de acesso e do curtíssimo tempo para que essa história de vida pudesse acontecer, a equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) foi acionada e fez o transporte de Ilda e sua filha. Veja:

Elas foram transportadas de Marechal Floriado até um heliponto da Rodoviária de Vitória, onde uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conduziu as duas para o hospital de Vila Velha.

Pontos moeda