Geral

Tempo vira e temporal deixa pontos de alagamentos em cidades do ES; veja as consequências da chuva

O sol que predominou ao longo da manhã na maior parte do Espírito Santo deu lugar à nuvens carregadas durante a tarde desta terça-feira (13)

Maria Clara Leitão , Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Alice Mourão/ TV Vitória

Após um dia de sol e clima abafado, o tempo virou no início da tarde desta terça-feira (13) em várias cidades do Espírito Santo e pegou alguns capixabas de surpresa.

O temporal deixou pontos de alagamento em várias ruas e avenidas da Grande Vitória e trouxe transtornos para a população. 

Em Vitória, parte do forro do teto da unidade de saúde do bairro Maruípe se soltou durante a forte ventania que passou pela Capital. Ninguém ficou ferido. A prefeitura disse que uma equipe da Defesa Civil fará uma avaliação no local e, partir disso, será definido como ficará o atendimento aos pacientes nesta quarta-feira (14).

Em Vila Velha, a equipe da TV Vitória/Record TV registrou uma rua encoberta pela água no bairro Alvorada durante a noite desta terça. Veja as fotos: 

Alice Mourão/ TV Vitória
Alice Mourão/ TV Vitória

Em Guarapari, houve relatos de moradores sobre a forte chuva e a ventania que atingiu o município no fim da tarde.

Também há registro de formação de nuvens carregadas e escuras que tomaram conta do céu na Praia de Itaparica, em Vila Velha

No bairro de Campo Grande, em Cariacica, vídeos mostram o movimento rápido das nuvens que tomaram conta do céu durante a tarde. 

Alguns moradores também registraram o momento que as nuvens carregadas chegavam na Praia de Itaparica, em Vila Velha

Em Vitória, moradores do bairro de Jardim Camburi gravaram vídeos da forte chuva na Avenida Norte Sul. No vídeo, é possível ouvir o som de trovões no céu. Assista:

Temporal no ES afeta voos no Aeroporto de Vitória

A chuva também trouxe transtornos para os passageiros que tentavam embarcar no Aeroporto de Vitória ou com destino a Capital capixaba.

De acordo com o painel do Vitória Airport, voos precisam sofrer alterações. Alguns estão atrasados e outros foram cancelados. Clique aqui e saiba quais os voos afetados com o temporal.

Cidades do ES recebem alerta de perigo por conta da chuva 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o território capixaba está sob alerta classificado como perigo, indicado na cor laranja, para fortes precipitações. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O alerta começou a valer na manhã desta terça e é válido até às 10h desta quarta-feira (14), podendo ser renovado. Segundo o Inmet, a previsão é de chuva chegue a 60 mm/h ou 100 mm/dia, além de ventos com intensidade entre 60 e 100 km/h.

Veja a previsão do tempo para esta quarta-feira 

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta quarta-feira (14), chove em alguns momentos do dia, devido a atuação de um corredor de umidade sobre o Estado. 

As temperaturas caem em todas as regiões. Os ventos sopram com intensidade moderada a forte no litoral do Estado.

Na Grande Vitória, são previstas muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. Temperatura mínima de 21 °C e máxima de 26 °C. Em Vitória, mínima de 22 °C e máxima de 26 °C.

Na Região Sul, muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 28 °C. Nas áreas altas: mínima de 16 °C e máxima de 25 °C.

Na Região Serrana, muitas nuvens e pequenas aberturas de sol. Chove a qualquer momento do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 17 °C e máxima de 26 °C. Nas áreas altas: mínima de 13 °C e máxima de 24 °C.

Na Região Norte, muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 27 °C.

Na Região Noroeste, muitas nuvens e pequenas aberturas de sol. Chove a qualquer momento do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 28 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 20 °C e máxima de 26 °C.

Na Região Nordeste, muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. A temperatura mínima é de 23 °C e máxima de 27 °C.

LEIA TAMBÉM: Frente fria se aproxima do ES e deve aumentar risco de temporais

Pontos moeda