Geral

Trecho da BR-101 na Serra vai virar Avenida Mestre Álvaro e cortar mais de 30 bairros

O pedido de municipalização já foi aceito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Edson Reis-Secom/PMS

A Prefeitura da Serra vai assumir o trecho que corresponde aos quilômetros 249 até o 279 da BR-101 no município, após a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, que acontece nesta sexta-feira (15). A nova via já tem até nome: Avenida Mestre Álvaro, que deve cortar mais de 30 bairros (veja lista no final da matéria).

O pedido de municipalização já foi aceito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a previsão da prefeitura é de que aconteça em até 30 dias após a inauguração do Contorno.

De acordo com prefeito Sérgio Vidigal (PDT), a nova avenida deixará de ser responsabilidade da concessionária Eco101 e passará a ser totalmente administrada pela prefeitura, que deverá arcar com todos os custos da nova avenida.

"É um sonho nosso desde que fizemos o planejamento estratégico do Contorno, essa avenida cortar aproximadamente 26km da cidade", afirmou Vidigal.

Ainda segundo Vidigal, um novo equipamento de iluminação deve ser inaugurado na via, assim que acabar a concessão da Eco101.

"Já temos alguns projetos já licitados e outros em andamento, como uma nova iluminação da via. Fizemos uma iluminação antes da concessão, mas que não foi cuidada. O paisagismo também vai ser retomado".

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Tráfego de carretas e caminhões

Segundo o prefeito da Serra, o tráfego de caminhões e carretas pela via continuará a ser permitido, mas há a expectativa de que os veículos pesados utilizem o Contorno do Mestre Álvaro, para poupar tempo e desafogar o trânsito na nova avenida.

Apesar disso, há projetos para rever o tráfego de veículos pesados em algumas das principais vias da cidade, como a Avenida Norte Sul e a Avenida Eldes Scherrer Souza.

"O que vamos rever é passar os caminhões dentro da cidade. A Avenida Norte Sul, por exemplo, entendemos que poderá ser utilizada por veículos leves, porque só interliga bairros. É muito utilizada e causa congestionamentos na BR. Também temos um projeto que vai ligar o Civit II à BR-101. Essa obra, assim que ficar pronta, não devemos mais deixar passar caminhão pela Eldes Scherrer", disse o prefeito.

Ainda de acordo com Vidigal, o trecho da BR que será municipalizado é de extrema importância para a Serra, uma vez que pode expandir o potencial econômico da cidade.

"Este trecho que vai ser municipalizado é extremamente importante. A Serra nem se parece uma cidade, parece várias cidades, por conta da atividade industrial. Pretendemos criar um grande centro comercial e mudar o perfil de investimentos no entorno da BR-101. É algo extremamente positivo à geração de emprego e desenvolvimento econômico da cidade".

A previsão, ainda segundo Vidigal, é que um corredor exclusivo para ônibus também seja inaugurada na rodovia futuramente, o que facilitaria o tráfego de coletivos pela via.

A intenção seria, inclusive, diminuir o número de terminais, uma vez que, de acordo com a prefeitura, as próprias baias poderiam funcionar como terminais por conta do modelo de integração de passagens. A medida é discutida com o governo do Estado.

Inauguração do Contorno do Mestre Álvaro

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Contorno do Mestre Álvaro, que liga os municípios de Serra e Cariacica é uma promessa antiga do governo federal aos capixabas. A inauguração acontece na próxima sexta-feira (15) e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A obra é orçada em R$ 500 milhões e teve início em 2019. Durante este período de construção, houve três adiamentos para a entrega. Em março, o ministro dos Transportes Renan Filho, que afirmou que a obra ficaria pronta em novembro, o que acabou não acontecendo.

Filho estará presente na inauguração. A expectativa de Vidigal é de que o evento aconteça na área sul do Contorno, na saída para o município de Cariacica.

De acordo com o prefeito, esta é a obra mais importante a ser entregue na Serra nas últimas 4 décadas, tanto para a mobilidade urbana, quanto para a expansão do potencial econômico do município.

"Eu diria que dos últimos 30 ou 40 anos é a obra mais importante que Serra recebe, é um marco para a cidade. Ela cria um novo polo de desenvolvimento no próprio circuito do Mestre Álvaro. A presença do presidente é um prestígio para o Estado, independente de qualquer questão ideológica", afirmou.

O que diz o Dnit 

O superintendente do Dnit no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto, confirmou que o departamento concorda com a movimentação e que desenvolve as atividades administrativas para a municipalização da via.

Ele também afirmou que o tráfego de caminhões está liberado na via, mas ressalta a importância da entrega do Contorno do Mestre Álvaro para desafogar o trânsito no local.

"O objetivo é tirar o trânsito pesado e de longa distância de dentro da cidade para colocar no contorno. Uma rodovia fechada, sem acessos, justamente para facilitar os escoamento de longas distâncias sobretudo em horários de pico", disse.

Ainda de acordo com Neto, a previsão é que com a inauguração do Contorno, o trânsito tenha uma melhora de, pelo menos, 40% no local, mas que a real melhora deverá ser monitorada com o tempo.

"A tendência quando se abre o tráfego, à medida que você oferece um corredor livre de semáforos, de passagens em nível de pedestres, de interferências, é natural que este novo trajeto funcione de forma muito mais rápida, pois os condutores vão preferir o novo trajeto. Quando uma via como a do Mestre Álvaro é inaugurada, se torna uma alternativa mais célere, mais rápida e segura, os próprios aplicativos de mapas mostram aos motoristas caminhos de trânsito menos intenso."

Bairros interligados pela nova Avenida

O prefeito Sergio Vidigal não soube precisar o número exato de bairros interligados pela nova avenida, mas supera os 30 bairros. Dentre eles, estão:

Carapina
André Carloni
Eurico Salles
Nossa Senhora de Fátima
Jardim Limoeiro
Central Carapina
Jardim Tropical
José de Anchieta
Valparaíso
Colina de Laranjeiras
Laranjeiras Velha
Taquara I
Taquara II
Barcelona
Pitanga
Barro Branco
Mestre Álvaro
Nova Carapina I
Nova Carapina II
Cidade Pomar
Campinho da Serra I
Campinho da Serra II
Planalto Serrano - Bloco A
Vista da Serra
Centro da Serra
São Domingos
Jardim Guanabara
Jardim Bela Vista
Jardim da Serra
Divinópolis
Belvedere

Leia Também:  Licenciamento ambiental: nova regra no ES permite que empresa irregular não seja fechada

Pontos moeda