Geral

Bebês que não podem ser amamentados contam com programas especiais em Vitória

Bancos de leite do Estado precisam de doação Foto: Divulgação

Em Vitória, os bebês cujas mães não podem amamentar recebem cuidados especiais de dois programas municipais: o Fórmulas Especiais na Primeira Infância (Promafe) e o de Atendimento a Crianças Impossibilitadas de Aleitamento Materno (Prociam). De acordo com a Secretaria de Saúde (Semus) da Capital, responsável pelo desenvolvimento das iniciativas, os programas atendem crianças em fase de aleitamento materno que estão impossibilitadas, por qualquer motivo, de serem amamentadas.

O Promafe propõe o fornecimento de fórmulas alimentares especiais de alto custo (hidrolizado protéico) para crianças de 0 a 2 anos, que residam em Vitória, com alergia alimentar e que apresentem alterações do sistema digestório decorrentes de morbidade ou que tenham reações adversas a determinados alimentos.  O programa realiza, também, o atendimento e acompanhamento das crianças beneficiadas, por meio da unidade de saúde e ambulatório de referência em gastropediatria do Hospital das Clínicas (Hucam). De acordo com a secretaria, em 2013, 64 crianças foram beneficiadas pelo programa. Atualemente, são cerca de 23 bebês e crianças atendidas.

Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, nem todas as mamães podem realizar o ato. Os bebês cujas mães são soro positivas, que estejam tomando medicamentos contra- indicados na fase de amamentação, como: medicamentos citotóxicos ou radioativos, entre outros, não podem ser alimetados através do leite da própria mãe. Para esses casos, o Prociam oferece o fornecimento de fórmula infantil enriquecida para lactentes menores de 1 ano. O programa tem o objetivo de reduzir a morbimortalidade infantil por meio de fornecimento de suporte nutricional adequado às crianças. Os usuários recebem atendimento e acompanhamento por meio das unidades de saúde. Atualmente, 24 crianças são assistidas pelo Prociam.

O cadastro nos dois programas são realizados nas Unidades de Saúde após confirmação da necessidade da utilização da fórmula infantil.

TV Vitória Solidária lança campanha para aumentar doação de leite materno
Pensando nas diversas crianças que necessitam desse leite, muitas vezes para sobreviver, a TV Vitória Solidária lançou a campanha de doação de leite materno. Em todo o Espírito Santo sete bancos de leite funcionam para auxiliar as mães que desejam doar e ajudar crianças que precisam do alimento

Saiba onde doar:
Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Endereço: Rua Dr. Jones Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória - ES
Telefone: (27) 3322.0074 / (27) 3212.7200
E-mail: [email protected]
 

Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar
Endereço: Rua Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória - ES
Telefone: (27) 3636-6568
E-mail: [email protected]
 

Banco de Leite do Hospital Dr. Dório Silva
Endereço: Avenida Eudes Scherrer s/nº, Laranjeiras, Serra - ES
Telefone: (27) 3138.8905 - (27) 3328.3611
E-mail: [email protected]
 

Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: R Manoel Braga Machado nº 9, 2º andar, Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim - ES
Telefone: (28) 3521.7045 / (28) 3526.6166 ramal 199
 

Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM
Endereço: Av. Marechal Campos, Maruipe, Vitória - ES
Telefone: (27) 3335.7377
E-mail: [email protected]
 

Banco de Leite do Hospital Infantil de Vila Velha
Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3380.9493

Banco de Leite do Hospital São José
Endereço: Colatina - ES
Telefone: (27) 3722.4977

Pontos moeda