TV Vitória Solidária lança campanha para aumentar doação de leite materno

Geral

TV Vitória Solidária lança campanha para aumentar doação de leite materno

Bancos de leite do Estado precisam de doação Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Doação de Leite Materno é comemorado nesta segunda-feira (19), mas todos os dias os bancos de leite necessitam ser abastecidos. Pensando nas diversas crianças que necessitam desse leite, muitas vezes para sobreviver, a TV Vitória Solidária lançou a campanha de doação de leite materno. 

Em todo o Espírito Santo sete bancos de leite funcionam para auxiliar as mães que desejam doar e ajudar crianças que precisam do alimento. De acordo com a Coordenadora do banco de leite materno do Hospital da Polícia Militar (HPM/ES), capitã Vera Lúcia Berto, a mulher não precisa ir até um banco para doar.

“Se ela perceber que a mama está cheia, está sobrando leite, ela pode ligar para um banco e pedir a orientação de como fazer. Com isso nós daremos o passo a passo. Quando ela tem o produto, nós vamos até a casa dela. Mas as orientações continuam. E todas as vezes vamos levar vidros para ela e toda semana ela terá uma visita do banco de leite”, explica a coordenadora.

Segundo a capitã, todos os bancos de leite do Estado carecem de leite humano, por isso ela alerta para que as mulheres possam ter interesse de conhecer mais sobre o assunto. “A sensibilidade das mulheres eu creio que começa na gestação. Então, se falarem para elas desde a gestação da importância de doar, isso já vai formalizando na mente delas, porque as vezes o próprio bebê dela pode precisar. Muitas vezes as pessoas procuram o banco de leite e descobrem que precisavam saber dele antes. É muito importante essa campanha. É um tema que precisa ser divulgado”.

Vera Lúcia também informou que os bancos de leite ensinam as mães como amamentar e como retirarem o leite para doação. “A principal função do banco de leite é promover o aleitamento, e isso inclui a educação. Educando a mulher ela pode ser uma doadora. Os beneficiados são os prematuros, principalmente os de baixo peso, e os que tem alergia a proteína de leite de vaca. E é uma demanda diária, pois as crianças precisam ser amamentadas todos os dias”.

Sucos que ajudam a produção de leite

Para que as mamães possam estar saudáveis para doar, e também produzir leite, alguns alimentos são indispensáveis. No período pós-parto, as mulheres precisam de muitos nutrientes, pois todos são passados para o bebê através da amamentação. Sucos são ótimas opções para esse momento, pois são alimentos práticos e com muitos nutrientes e vitaminas. Algumas dicas são os sucos de pêra com chá de cidreira e de uva com água de coco e hortelã.

Confira o preparo no vídeo:

Saiba onde doar:

Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Endereço: Rua Dr. Jones Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória - ES
Telefone: (27) 3322.0074 / (27) 3212.7200
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar
Endereço: Rua Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória - ES
Telefone: (27) 3636-6568
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Dr. Dório Silva
Endereço: Avenida Eudes Scherrer s/nº, Laranjeiras, Serra - ES
Telefone: (27) 3138.8905 - (27) 3328.3611
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: R Manoel Braga Machado nº 9, 2º andar, Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim - ES
Telefone: (28) 3521.7045 / (28) 3526.6166 ramal 199

Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM
Endereço: Av. Marechal Campos, Maruipe, Vitória - ES
Telefone: (27) 3335.7377
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Infantil de Vila Velha
Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3380.9493

Banco de Leite do Hospital São José
Endereço: Colatina - ES
Telefone: (27) 3722.4977