Geral

Conheça os melhores métodos para a retirada do leite materno

Bombas auxiliam durante amamentação Foto: Divulgação

Durante o período de amamentação, algumas vezes a mamãe precisa se ausentar, mas mesmo longe, o bebê pode continuar se alimentando com o leite materno. Para tanto, basta se programar para retirá-lo. Como qualquer outro alimento, o leite também pode ser conservado na geladeira ou até mesmo congelado. 

Três métodos são os mais conhecidos: manual, com bomba manual e com bomba elétrica. Há vários modelos de bombas para a extração do leite materno. De acordo com a enfermeira Karina Lopes, as bombas em formato de “buzina de bicicleta” são desaconselhadas. “Formato de pêra de borracha não são aconselhadas porque podem traumatizar o mamilo e também porque são menos higiênicas”, disse. 

Karina orienta sobre os passos a serem seguidos para o momento da extração. “É preciso lavar bem as mãos. Um local sossegado e confortável é o mais indicado. É necessário fazer uma massagem no seio, de forma circular, com a ponta dos dedos, para ajudar o leite a fluir. É importante estimular os mamilos rodando-os entre os dedos. As bombas devem ser lavadas com água quente e detergente esterilizados”, ensina. 

Veja as dicas sobre cada bomba e escolha a sua preferida:
Bombinha manual 
Você aciona uma alavanca, em um dos seios, para tirar o leite. Algumas permitem que você use uma mão só, mas outras exigem o uso das duas mãos. Vantagens: É barata, simples e fácil de carregar. Você é quem controla a força da sucção. Não exige tomada ou pilha. É silenciosa (para quem tem coordenação motora suficiente, dá para tirar o leite de um peito enquanto o bebê mama no outro). 

Desvantagens: Demora mais para tirar o leite. Algumas mulheres não conseguem pegar o jeito. 

Bombinha elétrica ou a pilha simples, de um lado só 
A bombinha simples elétrica ou a pilha é bem parecida com a manual, mas elimina a necessidade de acionar a alavanca. Pode ser útil para quem teve problema de dor nas mãos na gravidez e ainda não se recuperou.
Vantagens: É leve, fácil de carregar e mais barata que as elétricas profissionais. Não cansa as mãos. 

Desvantagens: A rapidez para tirar o leite é comparável a das bombinhas manuais. A elétrica exige a presença de uma tomada, e a movida à pilha exige trocas frequentes. Embora mais barata que as bombinhas duplas ou profissionais elétricas, é mais cara que a manual. A sucção não é controlada pela mãe, embora haja alguns modelos com diferentes níveis.

TV Vitória Solidária lança campanha para aumentar doação de leite materno
O Dia Mundial de Doação de Leite Materno é comemorado nesta segunda-feira (19), mas todos os dias os bancos de leite necessitam ser abastecidos. Pensando nas diversas crianças que necessitam desse leite, muitas vezes para sobreviver, a TV Vitória Solidária lançou a campanha de doação de leite materno. 

Pontos moeda