Geral

Com movimento "Marcha das Vadias", capixabas protestam contra violência sexual neste sábado

A marcha terá concentração às 17 horas, na Universidade Federal do Espírito Santo. Um dos objetivos é alertar a sociedade para o assédio sofrido pelas mulheres

3ª Marcha das Vadias no ES acontece neste sábado (2), às 17 horas Foto: Divulgação

A Capital Capixaba vai receber, neste sábado (2), a 3ª edição da Marcha das Vadias. O movimento luta pelos direitos da mulher. A concentração do movimento será às 17 horas na lateral do Teatro Universitário da UFES, campus Goiabeiras .

O movimento chega à terceira edição no Espírito Santo, e levanta bandeiras do direito ao corpo, direitos sexuais e reprodutivos, racismo, entre outras.

A morte de mulheres nas cidades capixabas reforça uma triste característica do Espírito Santo, e que torna movimentos como a Marcha das Vadias ainda mais necessários: esse é considerado o estado mais perigoso para ser mulher no país. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados em 2013, a taxa de mortes femininas por violência doméstica no Espírito Santo foi de 11,24 mortes para cada 100 mil mulheres, mais que o dobro da média nacional (5,82 mortes por 100 mil mulheres). O estudo estima que, entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil feminicídios, ou seja, mortes por conflito de gênero, principalmente vindos de casos de agressão pelo parceiro.

A Marcha das Vadias é uma iniciativa mundial que nasceu em 2011 no Canadá. O movimento leva esse nome em menção aos diversos abusos sexuais sofridos por mulheres na Universidade de Toronto. Na ocasião, um policial sugeriu que as mulheres evitassem usar roupas de “vadias” para que não fossem vítimas. No primeiro ano, o protesto levou cerca de 3 mil pessoas às ruas da cidade canadense.

O trajeto seguirá pelo bairro Jardim da Penha até chegar à Praça dos Namorados, na Praia do Canto.

Serviço

Marcha das Vadias

Sábado, 2 de agosto de 2014. 

Concentração às 17 horas na lateral do Teatro Universitário da UFES, campus Goiabeiras.

Pontos moeda