Geral

Chuva forte deixa ruas alagadas em municípios do norte do Espírito Santo

No distrito de Barra Nova e próximo a Jaguaré choveu e ainda chove mais de 200mm de chuva em alguns pontos. Em São Mateus o Incaper registra 75,5mm

Na rua do Mercado Municipal de São Mateus. No município já registra 75,5 mm Foto: ​Luiz Sfalsin Barcelos

Nas 13 primeiras horas desta quarta-feira (29) choveu mais de 100 milímetros de chuva na região norte do Estado, quase o volume previsto para o mês inteiro de outubro. O temporal atingiu diversos municípios, entre eles, São Mateus, onde ruas do centro da cidade ficaram completamente alagadas. 

No distrito de Barra Nova e próximo a Jaguaré choveu e ainda chove mais de 200mm de chuva em alguns pontos. Em São Mateus o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) registrou 75,5mm.

Segundo o Incaper, as previsões dos últimos dias foram confirmadas. “E não é pouca chuva. A região Nordeste capixaba e ainda está chovendo muito por lá. Normalmente, esperamos entre 90 e 120 mm na maior parte da região, num mês de outubro típico (média 1931-2008)”, informou a técnica do Incaper Luciana Silvestre.

As pancadas de chuva vieram com trovoadas em Linhares nas últimas 12 horas. As áreas que mais estão sofrendo com a chuva intensa são o leste de São Mateus, de Jaguaré, de Linhares e o distrito de São Rafael, no oeste do município de Linhares.

Alerta de mais chuvas

Na noite desta quarta-feira, 29 de outubro de 2014, as condições meteorológicas ainda são favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com grandes acumulados em alguns trechos do Espírito Santo. As áreas com maior probabilidade de chuva localmente volumosa são: região Norte, Noroeste, e Nordeste.

No decorrer da quinta-feira, 30 de outubro de 2014, ainda estão mantidas as condições meteorológicas favoráveis para pancadas de chuva. No entanto, essa chuva deve continuar volumosa apenas em alguns pontos das regiões Noroeste, Norte, Nordeste e parte da região Serrana (exceto sul da região). A chuva mais intensa deve ocorrer de forma mais isolada que nos dias anteriores.

Durante os próximos dias, a chuva também deve atingir as demais regiões capixabas, mas com acumulados menos expressivos. Mesmo assim, recomenda-se atenção para as localidades com maior vulnerabilidade (mais propícias a alagamentos/deslizamentos), uma vez que já choveu significativamente durante os últimos dias.

As áreas com maior chance de chuva volumosa podem ser visualizadas em: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/?pagina=ultimasnoticias

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

Chuva na Grande Vitória

A forte chuva que deixou vários pontos de alagamentos na Grande Vitória no último domingo (26) deve continuar atingindo a grande parte do Espírito Santo no decorrer da semana. 

Faça o registro das chuvas na sua cidade e envie para o Whatsapp Folha Vitória. 

Pontos moeda