Geral

Rio Jucu enfrenta pior seca desde a década de 60

A seca deixou o rio bem diferente de outros tempos. Em alguns pontos, parte das matas foram devastadas para ceder espaço para pastagem e outras atividades agrícolas

Na imagem dá para ver pedras e bancos de areia Foto: TV Vitória

O leito do Rio Jucu está abaixo do normal. Segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), os rios Jucu, Santa Maria e Benevente, estão com menos de 40% de toda a vazão do volume de água esperada para o mês de janeiro. A situação do Rio Jucu é a mais preocupante. O rio tem, atualmente, 37% do volume de água esperado para o mês, esse é o menor nível desde a década de 60 nesse mesmo período. 

A seca deixou o rio bem diferente de outros tempos. Em alguns pontos, parte das matas foram devastadas para ceder espaço para pastagem e outras atividades agrícolas. Há quase um mês não chove significamente no Espírito Santo, e a previsão do tempo é de que não chova nos próximos sete dias. Uma situação preocupante, já que janeiro é um período de chuva na região. 

O presidente da AGERH, Robson Monteiro, diz que a situação é atípica. “O Estado do Espírito Santo é diferente do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana é essencialmente de reservatórios, já no Espírito Santo são essencialmente rios. Isso não significa que não temos os mesmos recursos que São Paulo. A vazão atual tanto do Rio Jucu quanto do Rio Santa Maria que abastece a Grande Vitória é bastante atípica para o período.”

Rio Jucu 

O Rio Jucu tem uma extensão de 169,5 km, desde a nascente, em Domingos Martins, até a foz, na Barra do Jucu, em Vila Velha. A nascente do Rio Jucu fica na Serra do Castelo, que é uma ramificação da Serra de Pedra Azul. Este é o ponto culminante da bacia, com 1800 metros de altitude. A bacia hidrográfica abrange uma área de 2221 km², na qual estão situados os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano e parte dos municípios de Viana, Vila Velha, Cariacica e Guarapari.

Já o Rio Santa Maria da Vitória nasce na localidade de Alto Santa Maria, no município de Santa Maria de Jetibá, e deságua na Baía de Vitória, percorrendo 143,4 km. Apresentando uma vazão média de 31 mil litros por segundo, tem uma área 1810 km². Ele nasce em Santa Maria, Santa Leopoldina, parte Cariacica, corta Serra e deságua na Baía de Vitória

Pontos moeda