Geral

Greve dos garis entra no 5º dia e lixo fica acumulado em Vila Velha

Os profissionais protestaram, na última quinta-feira (12), pela demissão de cerca de 200 garis, que teria sido realizada pela prefeitura do município

O lixo está espalhando em vários bairros do município Foto: TV Vitória

A greve dos garis entra no quinto dia e o lixo está ficando cada vez mais acumulado no município de Vila Velha

O motivo da greve foi a demissão de 200 garis. Pelo menos 500 profissionais fizeram uma manifestação, na última quinta-feira (12), em frente à sede da prefeitura. Os trabalhadores informaram que as demissões foram feitas sem aviso prévio. Eles chegaram a se reunir com representantes da prefeitura, mas não houve acordo. 

A Diretora do Sindilimpe, Evani dos Santos Reis, afirma que as demissões são reflexo de uma redução nos contratos firmados entre empresa e prefeitura. “Pedimos que a administração do município de Vila Velha junto com a empresa, cancele essas demissões porque o sindicato não vai aceitar essas demissões em massa”. 

Uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que os garis voltassem a trabalhar. A categoria deve manter 70% da coleta de lixo de em residências e comércios, e 100% no caso de lixo hospitalar. A multa por descumprir a liminar é de R$ 30 mil reais por dia. Apesar da determinação, por toda a cidade é possível encontrar pontos cheios de lixo.

“Está sendo feito a limpeza. O sindicato está acompanhando em cada base todos os dias. Mas com 600 trabalhadores não dá para limpar Vila Velha toda”, disse Evani. 

A produção da TV Vitória tentou entrar em contato com as duas empresas em questão, mas ninguém atendeu as ligações. Já a prefeitura de Vila Velha informou que tem adotado uma série de medidas para reduzir despesas. Uma das ações foi rever os valores de todos os contratos, o que ocorreu com a questão da coleta de lixo, no entanto, esclarece que o objeto do contrato com as empresas é especificamente, a prestação do serviço. 

Pontos moeda