Geral

Ifes abre mais de 880 vagas em cursos técnicos

Na modalidade Proeja, há 32 vagas para o curso Técnico em Agroindústria no Campus Santa Teresa. Na modalidade concomitante, há 812 vagas distribuídas em diversos campi

Há vagas para o Ifes de Cariacica Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou edital (PS 24) com 884 vagas para cursos técnicos nas formas Concomitante, Subsequente e Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

As chances são para os campi Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Santa Teresa, Serra e Vila Velha. As inscrições vão de 11 a 31 de maio e as provas serão aplicadas no dia 28 de junho.

Na modalidade Proeja, há 32 vagas para o curso Técnico em Agroindústria no Campus Santa Teresa. Na modalidade concomitante, há 812 vagas distribuídas em diversos campi: Mecânica (40) em Aracruz; Administração (40) em Barra de São Francisco; Eletromecânica (36), Informática (36), e Mineração (40), em Cachoeiro de Itapemirim; Logística (80) e Portos (40), em Cariacica; Edificações (36) em Colatina; Administração (40) e Eletrotécnica (36), em Guarapari; Automação Industrial (28) e Administração (36), em Linhares; Eletromecânica (32) e Mecânica (32), em São Mateus; Automação Industrial (64) e Informática (80), na Serra; e Biotecnologia (40) e Química (80), em Vila Velha. Já na modalidade Subsequente, há 40 vagas para o Técnico em Meio Ambiente no Campus Santa Teresa.

Para se inscrever, é obrigatório que o candidato tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF). O valor da taxa de inscrição é de R$ 51, exceto para o curso da modalidade Proeja, para a qual não há cobrança. As inscrições devem ser feitas via site do Ifes: em www.ifes.edu.br, clicar em “Quero ser aluno do Ifes”, depois em “Processo Seletivo 2015” e escolher a opção PS 24 2015. Neste espaço, o candidato acessará o edital completo e o sistema de inscrição, além de todas as informações sobre o processo seletivo.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o dia 2 de junho. Têm direito a isenção de taxa de inscrição os candidatos que tenham estudado as duas últimas séries do Ensino Fundamental em escola pública, ou particular como aluno bolsista em função de carência socioeconômica, ou curso equivalente em estabelecimento da rede pública de ensino com aprovação final, até a data da matrícula. A isenção da taxa de inscrição deve ser requeria de 11 a 22 de maio e a documentação comprobatória deverá ser entregue ou postada para o campus de interesse até o dia 22 de maio.

Reserva de vagas

Do total das vagas abertas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessas, metade será para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita; e a outra metade será para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Para ambos os casos, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias. Os outros 50% das vagas ofertadas serão destinados ao preenchimento por ampla concorrência, ou seja, para candidatos que não optarem por concorrer às vagas da ação afirmativa.

Seleção

Para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes, haverá uma prova objetiva composta por 40 questões, 20 de português e 20 de matemática. A prova será aplicada no dia 28 de junho, das 9h às 12h30. Para o curso técnico da modalidade Proeja, a seleção será composta de uma palestra informativa, que acontecerá no dia 8 de junho, e análise socioeducacional. Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de julho de 2015.

Novo edital para o Campus Vitória

A seleção para os cursos técnicos do Campus Vitória será regida por um novo edital. A previsão é que a publicação aconteça no dia 28 de junho, com inscrições no período de 1º a 19 de julho. 

Pontos moeda