Geral

Prefeituras desmentem boato sobre distribuição de cadeiras de rodas no Estado

O Folha Vitória checou com todas as prefeituras da Grande Vitória, e todas elas negaram a distribuição das cadeiras de rodas pelos CRAS dos seus municípios

Cadeiras de rodas podem ser solicitados no Crefes, em Vila Velha. Foto: ​Divulgação

Você já deve ter recebido uma corrente pelo Whatsapp que fala da doação de 500 cadeiras de rodas. Para receber a doação é preciso um laudo médico e um cadastro no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) no município da sua região. A mensagem também dá dois números e o nome de uma mulher, mas infelizmente não passa de uma mais uma farsa das redes sociais.

O Folha Vitória checou com todas as prefeituras da Grande Vitória, e todas elas negaram a distribuição das cadeiras de rodas pelos CRAS dos seus municípios.

Os números que são repassados na mensagem também não existem, as ligações sequer completam. Mas a farsa continua sendo repassada e além do Espírito Santo, Brasília, Goiás, Amazônia e Ceará tiveram a mesma doação disseminada pelas redes sociais, causando confusão para aqueles que precisam do equipamento e para entidades que tiveram seus nomes atrelados à mensagem.

Como conseguir uma cadeira de rodas?

No Estado é possível solicitar uma cadeira de rodas, pelo Crefes. Para isso é preciso marcar uma consulta presencial, a prioridade é definida de acordo com uma avaliação clínica que segue um protocolo de classificação de risco reabilitacional. No momento do acolhimento, o usuário deve apresentar cartão do SUS, CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, laudo médico com prescrição da cadeira e exames realizados. 

Mensalmente, o centro oferece reabilitação para uma média de 8 mil adultos e 820 crianças. Além deste trabalho, realiza a concessão de órteses, meios auxiliares de locomoção (cadeira de rodas, cadeiras higiênicas, andadores, muletas, coletes, entre outros) e de próteses auditivas, mamárias e de membros superiores e inferiores.

Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes)
Endereço: Rua Gastão Roubach, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 07 às 19 horas
Contato: (27) 3149-9609

Pontos moeda