Geral

Com chegada da lama, Prefeitura de Colatina pede que moradores deixem áreas próximas ao Rio Doce

Onda deve chegar na terça-feira ao município, onde fornecimento de água será interrompido e aulas suspensas. Ações de informação e aviso à população começaram neste domingo

Agentes da Defesa Civil conversam com moradores das margens do Rio Doce, em Colatina Foto: Divulgação/Prefeitura

Com a iminente chegada da "onda de lama" aos municípios banhados pelo Rio Doce, provocada pelo rompimento de duas barragens em Mariana, em Minas Gerais, a Prefeitura de Colatina, uma das cidades afetadas, está pedindo para que moradores de localidades ribeirinhas e pescadores que costumam acampar ao longo do rio evitem permanecer próximo ao local.

A previsão da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil é de que a lama chegue ao município na próxima terça-feira (10). Também serão atingidos, no Espírito Santo, os municípios de Baixo Guandu e Linhares.

Segundo a Prefeitura de Colatina, o sistema de comando operacional montado pela Defesa Civil e pela própria administração municipal iniciou, na manhã deste domingo (08), as ações de informação e aviso à população. De acordo com a prefeitura, o trabalho está sendo feito por meio de aeronave e carros da Defesa Civil, nas ações por terra. 

Outra etapa que já está sendo executada, segundo a Prefeitura de Colatina, é a garantia do abastecimento de água para os órgãos públicos com serviços essenciais para à população, como hospitais e outros. A prefeitura salienta que, assim que o abastecimento for interrompido, quando a onda de lama passar, a população deve economizar água ao máximo, até que o problema seja sanado e o abastecimento restabelecido.

A administração municipal informou ainda que está em contato direto e constante com os órgãos responsáveis pelo monitoramento da situação, como a CPMR, Agência Nacional das Águas (ANA), Corpo Bombeiros e outras operadoras, como a Copasa. De acordo com os órgãos responsáveis, até o momento não há previsão de inundação do Rio Doce.

Pontos moeda