Geral

Duzentas bicicletas de aluguel estarão nas ruas da capital até o fim de março

Ainda não há confirmação dos locais aonde as estações serão instaladas, mas priorizará locais com grande número de pessoas, proximidade com outros meios de transporte e ciclovias

Até o fim de março, Vitória terá 200 bicicletas de aluguel disponíveis aos ciclistas Foto: Divulgação/Prefeitura

Presente em diversas capitais brasileiras, como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, o sistema de compartilhamento de bicicletas por aluguel será implantado, até o fim de março, em diversos bairros de Vitória. De acordo com o subsecretário municipal de Transportes, Fernando Repinaldo, em sua primeira fase o projeto disponibilizará 200 bicicletas, que serão retiradas em dez estações espalhadas na capital.

“O sistema funciona da mesma forma que ocorre em outras capitais. O pagamento será efetuado por cartão de crédito e a liberação da bike será realizada instantaneamente. O aluguel poderá ser diário, semanal ou mensal, de acordo com a necessidade do ciclista”, salientou o subsecretário.

Ainda não há confirmação dos locais aonde as estações de compartilhamento serão instaladas. A prefeitura ainda está finalizando a contratação da empresa que irá operacionalizar o sistema. Segundo Fernando, após a assinatura do contrato, a responsável apresentará um projeto com os locais de instalação para aprovação, seguindo as recomendações da Secretaria de Transportes. 

“A colocação das estações deve priorizar os locais com maior densidade populacional, a proximidade com locais onde existam outros meios de transporte e a existência de vias cicloviárias”, ressaltou Repinaldo.

Próximos passos

Depois de instaladas as primeiras estações de compartilhamento, o projeto prevê a expansão para outros bairros da capital – a previsão é de 25 pontos em toda a cidade – e até uma integração entre os ônibus municipais e o sistema de bicicletas. “Queremos que as bikes sejam mais que uma opção de lazer, que vire instrumento de mobilidade urbana em Vitória”, finalizou.

Pontos moeda