Geral

Doença rara faz recém-nascido parecer idoso

A criança foi diagnosticada com Progeria, uma doença que afeta apenas uma em quatro milhões de pessoas e pode impedir que a criança tenha uma vida saudável

Foto: Reprodução

Rugas, olhos encovados e corpo encolhido são características humanas de uma pessoa que tenha cerca de 80 anos de idade. No entanto, em Bangladesh, um bebê nasceu com uma condição rara e está assustando os médicos da região. “O bebê não se parece com um recém-nascido. Ele possui excesso de rugas e pele áspera”, comentou um deles.

A criança foi diagnosticada com Progeria, uma doença que afeta apenas uma em quatro milhões de pessoas e pode impedir que a criança tenha uma vida saudável, causando também o envelhecimento precoce.

Apesar da situação do recém-nascido, os pais afirmam que o nascimento do filho é um milagre. “Nós só podemos agradecer a Deus. Não seremos infelizes com a aparência do nosso filho. Vamos aceitá-lo como ele é. Estamos tão felizes de ter um bebê em casa”, disse o pai, Biswajit Patro.

Os médicos ainda não sabem como será realizado o tratamento da criança, mas os pais acreditam que o bebê vai crescer de forma saudável. Normalmente, crianças nesta condição sobrevivem até cerca dos 13 anos de idade.

Progeria

A Progeria, também conhecida como síndrome de Progeria Hutchinson-Gilford (HGPS), é causada por um erro genético que cria uma proteína anormal no corpo. Quando as células usam essa proteína, elas se danificam com mais facilidade. 

A doença do bebê é semelhante ao que acontece com o personagem Jack (interpretado por Robin Williams), do filme homônimo, em que o menino, com uma doença rara, envelhece em uma velocidade bem acima do esperado.

As informações são do site Jornal Ciência.

Pontos moeda