• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Salário de profissionais do Mais Médicos terá aumento a partir de janeiro de 2017

Geral

Salário de profissionais do Mais Médicos terá aumento a partir de janeiro de 2017

O governo de Temer sancionou lei que amplia por três anos o prazo para que médicos estrangeiros possam trabalhar no País por meio do programa sem revalidar o diploma obtido em outro país

O Mais Médicos foi criado pelo governo federal com o objetivo de melhorar o atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) Foto: Divulgação

Brasília - A partir de janeiro de 2017, o valor mensal da bolsa-formação paga aos integrantes do Programa Mais Médicos aumentará de R$ 10.570,88 para R$ 11.520,00, já considerada nesse valor a contribuição previdenciária. A mudança está em portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26).

"O valor da bolsa-formação será revisto anualmente, tendo como referência o mês de junho do exercício financeiro em curso, mediante indexação pelo incremento da inflação no Brasil nos doze meses anteriores à data de cálculo da revisão, com efeitos financeiros a partir de janeiro do ano subsequente", cita a portaria.

Neste mês, o governo de Michel Temer sancionou lei que amplia por três anos o prazo para que médicos estrangeiros possam trabalhar no País por meio do programa sem revalidar o diploma obtido em outro país. A norma também estende por três anos o visto temporário concedido aos médicos intercambistas inscritos no programa.

Programa

O Mais Médicos foi criado pelo governo federal com o objetivo de melhorar o atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, a iniciativa prevê mais investimentos para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde, além da criação de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.