Geral

Seca no ES: Racionamento de água já atinge 16 municípios capixabas

Nove escolas de Linhares, região Norte do Estado não abriram as portas nesta segunda-feira (12) e os estudantes ficaram sem aulas por causa da falta de água.

Essa é uma das piores estiagens que o Estado enfrenta Foto: Divulgação

O racionamento no fornecimento de água oferecida pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan)  já atinge 16 municípios devido à estiagem. Este é o terceiro ano consecutivo de escassez de chuva e a crise hídrica no Estado completa 1000 dias.

Segundo a Cesan, em Apiacá, a cidade foi dividida em dois setores que receberão o abastecimento das 17 às 8 horas em dias alternados. Já em Barra de São Francisco, o abastecimento acontece das 13 às 21 horas.

O abastecimento exclusivamente por carro-pipa acontece em Cidade Nova da Serra, no município da Serra, na Grande Vitória.

O abastecimento das 07 às 17 horas da manhã acontece na sede de Conceição da Barra, Distrito de Paulista, em Barra de São Francisco e Vila Valério. No Distrito de Imburama, em Ecoporanga recebe abastecimento de água das 18 até às 6 horas da manhã.

No distrito de Santo Antônio do Canaã, em Santa Teresa, a Cesan dividiu a cidade em três setores que recebem água durante 12 horas por dia, em dias alternados. Em Ecoporanga (sede), o rodízio acontece de 6 horas da manhã às seis da manhã do dia seguinte e em dias alternados para as partes norte e sul da cidade.

Em Muqui, no bairro São Domingos e parte do bairro São Pedro, o abastecimento é paralisado das 13 às 4 horas. No bairro Nossa Senhora Aparecida e Alto Boa Esperança, o abastecimento é paralisado das 13 às 8h.  Já na parte baixa da cidade, o abastecimento é paralisado das 12 às 0 horas, em dias alternados.

Nos dias ímpares, abastecimento é paralisado nos bairros Entre Morros, Goiabão e Centro Sul. Já nos dias pares, a paralisação do abastecimento acontece nos bairros Centro Norte, Boa Esperança, São Francisco, São Pedro e Santo Agostinho.

Em Mantenópolis, o abastecimento de água acontece das 11 às 16 horas, em Muniz Freira das 23 às 6 horas da manhã. Em Pancas, o abastecimento acontece durante o dia, das 10 da manhã até as seis horas da tarde.

No município de São Gabriel da Palha, a Cesan informa que a cidade é abastecida das 12 às 21 horas e em São Roque do Canaã, ocorre em dias alternados das 6 às 18 horas.

Em Vila Valério, o abastecimento de água acontece em dois horários: das 17 às 8 horas, recebem água o Centro, Raphael Thomas, Santa Rita e a parte baixa de Boa Vista e de 8 ás 17 horas é a vez dos bairros Nossa Senhora da Penha, Vila Nova, Nova Aliança e parte alta de Boa Vista receberem o abastecimento de água.

Aulas suspensas em Linhares

Nove escolas de Linhares, região Norte do Estado, não abriram as portas nesta segunda-feira (12) e os estudantes ficaram sem aulas por causa da falta de água. A suspensão no abastecimento aconteceu depois que uma bomba de captação apresentou defeito na última sexta-feira (09), a crise no abastecimento também atinge as residências da região.

A prefeitura informou que as aulas suspensas nas nove escolas serão respostas em momento oportuno. Sobre o problema na bomba de captação, a prefeitura informou que outras duas serão instaladas em caráter emergencial e que desde que o equipamento principal apresentou defeito, três bombas alternativas entraram em operação.

Com os dois equipamentos sobressalentes será possível normalizar o abastecimento nos próximos dias.

Pontos moeda